Até 2050, Israel quer ter 75% de sua água potável vinda do mar.

Israel quer chegar ao ano de 2050 tirando 75% de sua água potável do mar. Atualmente o país já extrai do oceano 40% da água que consome em seu território.

O plano foi apresentado por representantes de Israel a empresas de saneamento e indústrias brasileiras, nesta quarta-feira (25), durante evento que ocorreu em São Paulo. O evento teve como objetivo mostrar experiências de Israel para captação e tratamento de água em um país essencialmente seco.

Entre as soluções apresentadas pelos israelenses, que são referência internacional na gestão de água, estão investimentos em água de reuso (reaproveitamento da água obtida do esgoto) e a dessalinização (retirada do sal da água do mar).

No Brasil, as duas técnicas ainda têm exemplos pequenos aplicados ao saneamento. Segundo especialistas ouvidos pela Folha, o alto custo de implantação dessas tecnologias costumava ser um impeditivo. No entanto, diante de um contexto de crise hídrica, que atinge de maneira inédita o Sudeste, essas técnicas começam a ser mais viáveis.

Israel trabalha hoje com um custo equivalente a R$ 1,70 para dessalinizar mil litros de água do mar. Embora a Sabesp em São Paulo não divulgue o custo de tratamento de sua água, a tarifa mais barata atualmente é de R$ 0,53.

Segundo as empresas do mercado, novas tecnologias também têm feito com que o preço de implantação de estações de dessalinização e de reuso caiam e possam ser alternativas para métodos tradicionais de tratamento de água.

Fonte: Estadão