Aproveitar a água

A escassez d´água no semiárido está levando o Ceará a negociar a importação de tecnologias de microaspersão por gotejamento, reúso da água e reaproveitamento do subproduto do esgoto no manejo da produção primária. Essa experiência já poderia ter sido feita, juntamente com o emprego da água do mar dessalinizada.

Regiões carentes de recursos hídricos no mundo inteiro se voltam, cada vez mais, para a racionalização da água, seja nos sistemas de suprimento coletivo, como na redistribuição da água nos endereços domiciliares. Esse empenho vem se tornando compromisso ambiental, de modo a reduzir os desperdícios, minimizar as dificuldades das fontes hídricas e garantir o abastecimento.

O Estado de Israel oferece tecnologias avançadas nesse campo, fruto das dificuldades vivenciadas no seu território desértico. Sua aridez é mais acentuada do que a observada no semiárido nordestino brasileiro. Entretanto, sua produção primária, feita à base de agricultura tecnologicamente avançada, tem obtido resultados extraordinários, que servem de modelo de exportação.

O Ceará, há muito tempo, mantém canal de aproximação com os israelenses, mas somente agora os entendimentos avançaram, viabilizando a aprendizagem com eles sobre como tirar proveito da terra com baixa pluviosidade.

O Oriente Médio possui oferta d´água bem menor se comparada com a pluviosidade nordestina. Entretanto, o emprego racional desse insumo e a sofisticação de sua tecnologia, fruto de ensaios e erros, apresentam muito maior eficiência se comparada com a verificada entre nós.

A Missão Econômica de Israel no Brasil irá colaborar com as inovações pretendidas. Inúmeras empresas israelenses produzem equipamentos para reduzir o desperdício da água e promover seu reúso. Nessa linha, existe uma fazenda-modelo na Tailândia, onde é demonstrado o aproveitamento dos diversos recursos naturais, entre eles, o emprego da energia solar como combustível na agricultura irrigada.

No Ceará, o centro irradiador de novas tecnologias, capazes de alimentar uma fazenda do futuro, será instalado na Fazenda Normal, em Quixeramobim, propriedade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Além da difusão tecnológica, proporcionada por agências governamentais, diversas empresas têm externado interesse em associações para a produção em moldes avançados.

As gestões diplomáticas para essa experiência de recursos tecnológicos estão se processando bilateralmente, de governo a governo. Os aspectos operacionais vêm sendo conduzidos pelo Ministério de Israel e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará.

Equipes técnicas cearenses estiveram em Israel, conhecendo os avanços alcançados e discutindo os termos técnicos da negociação entre os dois governos. A fazenda-modelo pretendida é inspirada nos antigos Kibutz, assentamentos implantados em Israel, décadas atrás, unindo associativismo com tecnologia sustentável. A experiência colheu resultados surpreendentes: 85% da água usada em produção é reutilizada, tornando Israel líder mundial em pesquisa de recursos hídricos e irrigação tecnológica.

O Ceará é um dos Estados brasileiros com melhor eficiência no manejo de seus recursos hídricos. No entanto, o desperdício médio, cerca de 25%, é muito alto e pode ser reduzido drasticamente com a tecnologia disponível. Essa perda é inadmissível num território com seu nível de aridez.