Apresentando o jardim inteligente

O web app GreenIQ roda no navegador de qualquer dispositivo com internet e automaticamente ajusta a irrigação e a iluminação conforme a previsão do tempo.

Sprinkler Irrigation - Sprinkler headControle de irrigação sem sair de casa.

Em um dia frio e chuvoso do último inverno, o engenheiro eletrônico Odi Dahan ouviu, de repente, seus aspersores do jardim se ligarem, exatamente no horário programado. No ano 2013, ele pensou, certamente devia haver um app para controlar um sistema de irrigação e parar de gastar água sem a necessidade de sair de casa no meio de uma tempestade. Mas sua busca no Google não deu resultado algum.

Tendo saído recentemente do mundo corporativo das comunicações e da tecnologia de semicondutores em busca de uma ideia para um startup, Dahan se concentrou naquela noite e começou a trabalhar num app que se tornou o GreenIQ.

Este web app da Internet das Coisas (IdC), que roda no navegador de qualquer dispositivo com internet – smartphones/tablets iPhone, iPad, Android, PCou Mac – utiliza algoritmos proprietários para ajustar a irrigação de acordo com o tempo no momento e a previsão meteorológica. Em abril passado, o GreenIQ ganhou o primeiro lugar na noite de apresentações de startups da StarTAU.

“Quando começamos a desenvolver o produto, ouvi dizer que as pessoas odiavam configurar seus controladores de irrigação, por isso não o faziam”, contou Dahan à ISRAEL21c. “O resultado é que o aparelho acaba funcionando o tempo todo, todos os dias, independente do tempo, e gasta muita água”.

A princípio, ele programou o app para realizar uma função básica manual de liga/desliga, mas o potencial era muito maior. “Pensei: se já estou projetando um dispositivo conectado à internet, por que não fazê-lo controlar a quantidade e a duração de irrigação com base em todos os tipos de parâmetros climáticos? Foi um avanço óbvio”.

jardim inteligente 2

Do smartphone ao jardim

A versão inaugural do GreenIQ está sendo vendida em Israel, nos EUA, na Austrália e no Oeste da Europa, a maioria por meio da loja online da empresa sediada em Petah Tikva, por cerca de 200 dólares, incluindo hardware e software.

O app também pode ajustar a iluminação externa com base no nascer e no pôr do sol, e até a quantidade de fertilizante necessária a qualquer momento. Uma versão mais avançada será lançada dentro de alguns meses com recursos adicionais.

“Levamos a revolução da Internet das Coisas para o jardim”, resume a diretora de operações Dafna Lorincz.

O jardim inteligente

O GreenIQ não podia ficar sem competição por muito tempo e, como era esperado, Dahan logo começou a notar novas soluções que estavam tentando resolver o problema do controle de irrigação a partir de ângulos diferentes.

“É um sinal positivo, pois significa que há demanda para tais sistemas, e a tecnologia alcançou o estágio certo, em que está madura o bastante para fornecer produtos como esses para os consumidores”, disse Dahan, que tem um MBA e 17 anos de experiência em P&D na Motorola e na Freescale Semiconductor.

Porém, ser o primeiro da área dá vantagens ao GreenIQ, ele diz.

“Temos alguns recursos que nossos concorrentes não desenvolveram, especialmente nossa colaboração com a gigante francesa de tecnologia Parrot”, conta Dahan. “A Parrot desenvolveu um aparelho legal, o Flower Power, que é um sensor IdC que mede a umidade do solo e o nível de fertilizante. É só cravá-lo no solo e ele transmite ao seu smartphone quando se precisa de água e fertilizante”.

Dahan propôs uma parceria de “jardim inteligente” com a Parrot, em que o Flower Power enviaria seus sinais diretamente para a unidade GreenIQ para que a irrigação e a fertilização ajustadas fossem realizadas automaticamente.

jardim inteligente 3Cada zona do jardim pode ser controlada separadamente.

“Eles adoraram a ideia e, depois de ambos termos feito P&D, combinamos nossos produtos. O serviço está disponível para os nossos clientes e os clientes deles”.

Dahan conta que o GreenIQ está conversando com outras companhias IdC para conectar seu software a outros aparelhos relacionados a jardins.

“Nossa visão é revolucionar o jardim, deixando-o mais inteligente, mais eficiente e mais ecológico e fazer nossos clientes economizar dinheiro”, diz.

As atuais capacidades do GreenIQ incluem programas separados para controlar a irrigação e iluminar até seis zonas diferentes de jardins domésticos maiores. No futuro, ele poderia ser disponibilizado a municípios para jardins públicos em um modelo software como serviço (SaaS – Software as a Service), e Dahan acredita que também poderia ser adaptado a eletrodomésticos, como aquecedores de água, geladeiras, máquinas de lavar roupa e ar-condicionado para economizar água e energia.

Fundada em maio de 2013, a empresa de quatro pessoas inicialmente arrecadou 450.000 dólares de investidores privados e da Entree Capital. Uma segunda rodada de financiamento está em andamento.

Fonte: Israel 21c