Todos sabem que usar o celular enquanto dirige é perigoso pela desatenção no transito além de infração média segundo o código Brasileiro de transito. O infrator que fizer o uso inadequado dos aparelhos será multado e acumulará quatro pontos em sua carteira de motorista.
Nos dias de hoje a grande maioria dos acidentes é causada pela falta de atenção dos motoristas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,3 milhões de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito e o uso do celular é a principal distração, aumentando em até 400% o risco de acidente, número ainda maior que o de motoristas que dirigem alcoolizados.
Agora, com a nova tecnologia da empresa israelense Radiomize o usuário é capaz de usar o telefone enquanto dirige, assim diminuindo a taxa de acidentes.
Radiomize criou uma capa para o volante que une a tecnologia text-to-speech a um aplicativo para celular. Este dispositivo se encaixa a maioria dos veículos, permitindo que os motoristas possam mexer em seu aparelho celular sem perder o foco na estrada. De acordo com Radiomize sua tecnologia pode reduzir o número de motoristas distraídos em 23%.
Como é que Radiomize funciona?
O aplicativo lê as mensagens recebidas em viva voz e também cria/seleciona playlists pessoais com base nas preferências musicais dos perfis de mídia social do usuário. Dessa forma o motorista também não precisa procurar emissoras de rádio e se distrair durante sua viagem.
Fundada em abril de 2015, a empresa tem como missão reduzir acidentes de carro. Em campanha de arrecadação em massa realizada recentemente, a Radiomize levantou 147% de sua meta, chegando a US $ 73.500 antes mesmo do término da campanha.
Logo a Radiomize será integrada ao Google Maps e Waze e terá opções em diferentes línguas. O aplicativo também será disponibilizado para motos e bicicletas, garantindo que ninguém que esteja ao volante precise pegar o celular.