Aposta israelense permite estampar e cortar tecidos em apenas um processo

A fabricação de vestuário exige estágios e processos trabalhosos que requerem múltiplos fornecedores e espaço suficiente para estocar tecido. O corte das roupas sobre tecido estampado produz retalhos inúteis e, por vezes, as marcas ficam com grande quantidade de roupas encalhadas no estoque.

A empresa israelense Kornit Digital, que reivindica o posto de líder mundial no mercado de tecnologia de impressão têxtil, anunciou o Allegro & Cut, que, segundo a companhia, é o processo mais eficiente e rápido do mundo com múltiplas funções com o toque de apenas um botão.

Com um único operador no comando, a Kornit Allegro apresenta a largura de impressão de 1,8 metros e pode estampar digitalmente qualquer tipo de tecido, imprimindo as modelagens das roupas com suas estampas de forma rápida que depois são cortadas a laser para serem costuradas.

Os pedaços restantes do corte das peças são recicláveis, o processo de estampa não utiliza água e as tintas utilizadas na impressão são livres de produtos químicos nocivos. Uma única máquina simplifica e elimina todo o processo dispendioso das estamparias por meio de quadro e cilindro.

Assim, a Kornit Allegro se apresenta como a única impressora têxtil industrial disponível no mercado integrando todas as etapas de produção numa única linha integrada, eliminando ainda a necessidade de processos complicados de pré e pós-tratamentos, tais como vaporizar, lavar e secar o tecido, o que a torna uma das maneiras mais rápidas para estampar e cortar tecidos.

Com essa nova tecnologia sustentável, os fabricantes de moda podem encurtar seu tempo de resposta, cortar os intermediários e eliminar custos de inventário. Graças à sua tecnologia de utilização eficiente dos recursos, economia de energia e água, a Allegro & Cut se configura como uma das melhores escolhas para a proteção do meio ambiente.

A Allegro & Cut é a integração de uma mesa de corte automatizada com a impressora digital que possibilita, pela primeira vez, uma linha de produção completa num único passo com o toque de apenas um botão. A máquina pode:

Economizar tinta e dinheiro ao imprimir apenas nas áreas cortadas;
Oferecer uma resposta rápida à demanda do mercado;
Reduzir o estoque;
Fazer simulação de vestuário em 3D para depois ser impresso e cortado.

A Kornit Allegro será utilizada num episódio do Project Runway, o concurso onde os estilistas competem para criar as melhores peças de moda com uma quantidade limitada de tempo e recursos.

O episódio, chamado ‘Sink or Swim’, irá ao ar, a 6 de outubro, e mostrará o desafio dos estilistas em criar uma roupa de praia estampada e cortada de forma personalizada pela Allegro & Co. O desenho vencedor será mostrado no episódio por Tim Gunn e Heidi Klum. No Brasil, a Kornit Digitam é representada pela Silmaq.

Fonte: Stylo Urbano.