Aplicativo israelense usa câmera de smartphone para fazer diagnósticos médicos

A Health.Io disse ter desenvolvido um aplicativo que usa a tecnologia de reconhecimento de imagem para ajudar os médicos a diagnosticar pacientes. As imagens poderiam ser tiradas diretamente do smartphone. A empresa disse que o app está em vias de ser examinado pelaFood and Drug Administration (FDA).

“O que estamos estabelecendo em Israel é a possibilidade de se ler diagnósticos com um nível muito elevado de precisão”, disse o CEO e fundador da Healthy.io, Jonathan Adiri ao Editor-Chefe de Finanças do Yahoo, Andy Serwer.

app da Healthy.io permite que o usuário leia imagens de certos exames, independente do sistema operacional do smartphone ou das condições de iluminação.

Segundo Adiri, “o diagnóstico médico é feito através de um sistema de cores. Você tem diferentes testes para urina, pH e outros. Há também diferentes exames dermatológicos que são baseados em cores”.

Adiri, que foi o primeiro chefe de tecnologia do ex-presidente de Israel, Shimon Peres, está em Davos, Suíça, onde falará no Fórum Econômico Mundial sobre a expansão nos cuidados da saúde através da tecnologia.

“A capacidade preventiva de se fazer estes diagnósticos em casa e proporcionar acesso a eles, é fenomenal, pois isso pode diminuir algumas das despesas do paciente com cuidados de saúde”, ele diz.

Enquanto ele aguarda a aprovação do FDA nos Estados Unidos, Adiri espera que outros países recebam o app da Healthy.io de braços abertos.

“O mercado da China é realmente propício para apps deste tipo”, disse ele. “Estamos colaborando com um grande número de empresas deste setor, então acreditamos que este conceito de saúde digital pode decolar por lá”.