Aplicativo de realidade aumentada ajuda a transformar uma casa vazia em um lar

Alugar ou comprar um novo imóvel é amplamente considerado uma das coisas mais estressantes que se pode fazer, e é ainda pior quando você se depara com um vasto espaço vazio, sem os móveis ou acessórios que fazem de uma casa um lar.

Uma startup israelense criou um aplicativo de realidade aumentada (AR) que permite que possíveis locatários ou compradores visualizem um espaço totalmente mobiliado simplesmente segurando um smartphone ou tablet enquanto estão dentro do imóvel.

“Noventa e nove por cento dos novos apartamentos para venda ou aluguel não têm mobília nos EUA”, disse o fundador e CEO da SparX, Dan Lowenthal, ao portal NoCamels.

“Na realidade aumentada, você adiciona outra camada sobre a realidade”, explica. “Assim, adicionamos a camada de mobiliário em cima do apartamento sem mobília.”

Lowenthal, um empresário veterano do setor imobiliário, queria melhorar a forma como os imóveis vagos são mostrados após sua experiência frustrante ao procurar uma casa para sua família nos Estados Unidos.

Em 2017, ele se mudou com a esposa e a filha de Israel para os EUA por causa de seu negócio imobiliário e – ironicamente – teve dificuldade em escolher sua nova casa entre uma variedade de opções sem mobília.

“Nos mostraram vários apartamentos vazios e foi muito difícil para nós imaginar a nossa vida nesses espaços vazios”, diz ele.

Assim, Lowenthal e sua equipe em Israel e nos EUA criaram esta plataforma – utilizando um algoritmo próprio para permitir que possíveis locatários e compradores mobiliem a propriedade em tempo real e diante dos seus olhos.

A startup recebeu investimentos da Autoridade de Inovação de Israel, o braço do governo dedicado a apoiar a P&D industrial, bem como da Terra Venture Partners, sediada em Jerusalém, e de vários investidores imobiliários.

Muitas pessoas tomaram conhecimento da realidade aumentada em 2016, com o lançamento do jogo móvel da Nintendo, Pokémon Go, que permitia aos jogadores examinar os arredores usando seu GPS para procurar personagens virtuais que apareceriam em suas telas.

O jogo se tornou uma sensação global com mais de um bilhão de downloads em todo o mundo em menos de três anos.

Redução de custos

De acordo com Lowenthal, a plataforma de AR também é uma vantagem para quem quer vender ou alugar, já que montar uma casa do zero pode ser caro.

Mobiliar temporariamente uma casa vazia envolve alugar o conteúdo de uma casa – tudo, desde mesa de jantar e sofás até roupas de cama e toalhas – para dar a ela uma sensação de lar.

De acordo com o site HomeAdvisor, a decoração temporária pode custar a um vendedor particular até 2.800 dólares, enquanto os profissionais do setor imobiliário dos EUA dizem que os corretores de imóveis poderiam pagar essa quantia todos os meses por suas propriedades listadas.

E ignorar a decoração temporária – especialmente nos EUA, onde Lowenthal afirma que tal processo é padrão no setor imobiliário – pode ser ainda mais dispendioso.

Com efeito, em uma pesquisa de 2023 realizada pela Associação Nacional de Corretores de Imóveis com corretores americanos, 81% disseram que a decoração temporária tornou mais fácil para os clientes visualizarem uma propriedade como sua casa, enquanto 52% dos corretores disseram que a decoração afeta a forma como a maioria dos compradores veem uma casa no mercado.

Além disso, de acordo com a Forbes, uma casa decorada – ainda que temporariamente – pode ser vendida, em média, por um valor 17% maior e até 87% mais rápido do que casas semelhantes não mobiliadas.

Montando a Casa

O sistema SparX consiste em três etapas. Primeiro, o agente escaneia o imóvel vazio e o coloca na plataforma da empresa. Em seguida, uma variedade de móveis e opções de design são colocadas na propriedade digitalizada.

Por fim, o possível comprador ou inquilino faz o login no sistema dentro do apartamento, usando a variedade de opções de mobiliário predefinidas para criar uma imagem de como a propriedade seria como uma casa real.

A plataforma já foi adotada pelas principais empresas imobiliárias dos EUA, onde são vendidas cerca de cinco milhões de casas por ano.

A SparX também se uniu a diversas empresas de móveis para construir os interiores de casas vazias que estão para aluguel ou venda em sua plataforma, e os clientes podem até adquirir os móveis vistos no aplicativo.

“Graças à tecnologia patenteada da SparX, os usuários podem visualizar de forma imersiva o potencial de um espaço e alterar o design por funcionalidade, estilo e orçamento”, diz Lowenthal.

Embora outras empresas ofereçam tecnologias para visualizar casas, incluindo imagens digitais para mobiliar uma casa vazia, nenhuma usa AR para recriar um apartamento ou casa totalmente mobiliado enquanto está dentro da propriedade, explica ele.

“O futuro da visualização”, diz ele, “está aqui”.

Fonte: Israel Trade

Foto: Vecislavas Popa