Fornecer informações detalhadas, via smartphones, para os usuários do transporte coletivo urbano de Chapecó. Esse é o objetivo de aplicativo apresentado pelas duas empresas concessionárias do transporte urbano de Chapecó, Auto Viação Chapecó e Transporte e Turismo Tiquin, juntamente com a Administração Municipal.
Entre as vantagens do aplicativo Moovit, acessado através de celular com internet, está à consulta detalhada de linhas e horários em qualquer local que o passageiro estiver. Para tanto, 817 pontos de parada foram georeferenciados e os dados unificados e transferidos para o aplicativo, criado por uma empresa israelense do mesmo nome.
Os diretores das empresas Auto Viação Chapecó, João Carlos Scopel, e Transporte e Turismo Tiquin, Guilherme Cecchin, assinalaram que a iniciativa permite implementar a qualidade do transporte urbano, pois além dos dados específicos de horários e linhas possibilita o envio de informações das empresas aos usuários e, de outra parte, o recebimento de sugestões dos passageiros para o aperfeiçoamento dos serviços. Indicaram, também, que nesta fase inicial haverá orientações aos possíveis usuários do sistema, através de jovens aprendizes, nos pontos de comercialização de passagens das duas empresas.
Entre os recursos do Moovit, gerenciado para as duas empresas de Chapecó pela Mobilibus, de Blumenau, também está a indicação de quais linhas o passageiro pode usar para chegar ao destino desejado e qual tempo de espera até o próximo ônibus chegar na parada onde estiver.
Pode utilizar o sistema qualquer pessoa que possuir smartphone com sistemas operacionais como Android, IOS ou Windows Phone e acesso à internet. Para baixar o aplicativo, de forma totalmente gratuita, o usuário precisará acessar a loja de aplicativos do seu smartphone, procurar pelo Moovit, baixar e então passar a usar.