A israelense Eviation Aircraft anunciou que o primeiro voo do Alice, seu avião elétrico, foi concluído com enorme sucesso. Segundo a empresa, o exercício foi realizado no Grant County International Airport, localizado no estado de Washinigton, nos Estados Unidos, e durou somente 8 minutos.
Segundo a fabricante, esse teste mais curto foi somente para testar a potência dos motores elétricos magni650, desenvolvidos pela magniX. Os propulsores são os mais potentes e avançados do segmento zero emissão em atividade no mundo atualmente, pelo menos até que a Airbus e a Boeing comecem a atuar nessa área com mais presença.
O Alice foi desenvolvido para atuar em rotas de até 400km de distância, substituindo, muitas vezes, viagens de ônibus e vans, só que com muito mais conforto, eficiência energética, luxo e velocidade. Além disso, as viagens prometem ser bem mais silenciosas, graças aos propulsores eletrificados.
Os motores da aeronave, aliás, têm 870cv cada e podem atingir velocidades de até 463 km/h. Segundo dados informados pela Eviation, a carga útil paga (payload, no jargão da aviação) é de pouco mais de 1.000kgs, suficiente para levar até 11 passageiros na versão executiva.
Segundo a Eviation, já existem encomendas para o Alice, que está preparado para atender mais de 30 cidades nos Estados Unidos e Caribe.
Fonte: CanalTech
Foto: Reprodução do YouTube