Alibaba vai abrir centro de P&D em Tel Aviv


O grupo chinês Alibaba vai abrir um laboratório de pesquisa em Tel Aviv como parte de seu novo programa global Alibaba Academy for Discovery, Adventure, Momentum and Outlook (Instituto Alibaba para Descoberta, Aventura, Momentum e Perspectiva em tradução livre). O programa foi criado com a intenção de aumentar a colaboração tecnológica mundial e diminuir o gap tecnológico entre os países.

A gigante do e-commerce espera investir mais de $15 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos próximos três anos. O CTO do Grupo Alibaba, Jeff Zhang, vai liderar o instituto e recrutar cientistas talentosos a participar do programa.

A princípio, o instituto vai focar em abrir sete laboratórios de pesquisa. Os países escolhidos foram Israel, China, Estados Unidos, Rússia e Singapura.

Os laboratórios vão focar em inteligência de dados, Internet das Coisas (IoT), fintech, quantum computing e interação humano-máquina. Nestas áreas, os laboratórios explorarão áreas como machine learning, segurança de rede, computação visual e processamento de linguagem natural.

“O Instituto Alibaba DAMO estará na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias que irão estimular o crescimento do Alibaba e seus parceiros. Nós queremos descobrir tecnologias revolucionárias que permitirão maior eficiência, segurança e sinergia no ecossistema para usuários e negócios em todo lugar,” disse Zhang.

Alibaba atende atualmente mais de 240 milhões de compradores e pretende servir 2 bilhões de clientes e criar 100 milhões de empregos nos próximos 20 anos.

Alibaba fez diversos investimentos em empresas israelenses desde Janeiro de 2015, quando investiu $5 milhões na Visualead, empresa especializada em QR Code.

Fonte: ISRAEL21c. e Israel Trade