Alegrias e tristezas do ecossistema de empreendedorismo e inovação no Brasil na pauta da Câmara Brasil-Israel

Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria,  realizou nesta quarta-feira, 22 de agosto, um Happy Hour e bate papo com José Eduardo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque e superintendente da Fundação CERTI sobre “Alegrias e tristezas do ecossistema de empreendedorismo e inovação no Brasil”.

Engenheiro mecânico, com doutorado e experiência na área de empreendedorismo, inovação e venture capital, Fiates tem atuado em diversos projetos que contribuem para a transformação da cidade de Florianópolis na Capital da Inovação. Atualmente é diretor de inovação da Fundação CERTI e diretor executivo do Sapiens Parque,  complexo que reúne empreendimentos de ciência, tecnologia e inovação em áreas consideradas estratégicas para o estado de Santa Catarina.

Fiati deu detalhes sobre como foi a estruturação da incubadora, dos parques tecnológicos e de todo um conjunto de mecanismos de Venture Capital e suporte ao desenvolvimento empresarial e na parte de aceleradoras em Florianópolis, que hoje já conta com mais de mil empresas operando e faturando algo em torno de 10 bilhões de reais.   Ele também explicou a importância da Fundação CERTI, a qual preside, como um dos atores importantes nesse ecossistema.

Com relação ao ecossistema de empreendedorismo e inovação no Brasil, Fiati destacou as alegrias e tristezas: “Do ponto de vista positivo, posso dizer que é possível inovar no Brasil, temos uma série de empresas e startups que estão se desenvolvendo no país, o que  prova que isso é possível. Por outro lado, temos uma regulamentação muito complicada no país, que dificulta o crescimento dessas empresas, além do nosso sistema de ciência, tecnologia e inovação que é complexo e sofre com a falta de uma coordenação estratégica”.

O bate-papo contou com a presença do israelense  Dror Shaked, Senior VP Business Development da Wix, que deu um conselho aos brasileiros: “O país precisa investir mais em educação e em P& D – Pesquisa e Desenvolvimento. Enquanto Israel investe cerca de 4,25% do GDP em P&D,  no Brasil  esse valor é de 1%. Esse é um processo lento e se o país quer ter sucesso, precisa investir agora, para colher os resultados em cinco, dez anos”.

José Eduardo Fiates fala sobre empreendedorismo no Brasil
José Eduardo Fiates fala sobre empreendedorismo no Brasil

 

Alberto Blay, Marcelo Astrachan e Jayme Blay
Alberto Blay, Marcelo Astrachan e Jayme Blay

 

Dror Shaked e Mario Fleck
Dror Shaked e Mario Fleck

 

Dror Shaked e Jacques Sarfatti
Dror Shaked e Jacques Sarfatti

 

Leila Loria, Roberto Simões e Roberta Simões
Leila Loria, Roberto Simões e Roberta Simões

 

Eliane Lustosa e Eli Loria
Eliane Lustosa e Eli Loria