Advantix air-con – o império construído em gelo e sal

Inventores israelenses aplicaram a sua tecnologia de rinques de patinação no gelo em sistemas de ar condicionado de empresas do mundo inteiro.

adv 1O sistema Advantix sendo instalado na empresa de um cliente.

Quando três irmãos israelenses voltaram de férias e decidiram abrir uma empresa de patinação no gelo em Israel, eles tiveram de se deparar com os desafios óbvios de quem quer fazer gelo em grande escala no Oriente Médio: calor, umidade e altas contas de luz.

Com uma placa de sal do Mar Morto e inspirados pela forma com que o local mais baixo da terra suga a água da atmosfera, nasceu uma nova ideia de refrigeração de ar.

Dan, Tom e Mordechai Forkosh, com seu tio e pai, conseguiram construir 22 rinques de patinação no gelo em Israel e na Europa, usando a sua abordagem patenteada de economia de energia.

E, desde 2010, a sua empresa Advantix utiliza a mesma abordagem básica: usando sal e uma bomba de aquecimento para abocanhar uma parcela do mercado mundial de sistemas de ar condicionado.

Hannah Choi Granade, presidente da empresa norte-americana, conta: “Esses homens estavam familiarizados com o conceito de se usar sal como dissecante [agente para a secagem de umidade]. A ciência já existia, mas ninguém a havia experimentado nesse mercado específico.

adv 2

Uma unidade da Advantix para ser instalada no topo de um prédio.

Em seguida, foi experimentada, testada e comprovada. Mesmo que os quase milhares de ar condicionados Advantix instalados hoje não contenham o sal original do Mar Morto – utilizam um sal de cloreto de lítio abundante – a inteligência israelense está cristalizada no novo negócio.

Duas vezes mais econômico

A americana Granade conta: “O Mar Morto atrai a água. As pessoas flutuam mais no Mar Morto porque a concentração de sal é extremamente alta – e esses níveis de sal atraem a umidade ao seu redor.”

Os sistemas Advantix funcionam da mesma forma, com um compressor regular.

A empresa possui vários produtos, mas o sistema DX é basicamente um ar condicionado que pode ser instalado por qualquer técnico comum. As soluções “ecológicas” adicionais por meio de software podem aumentar a economia de energia ainda mais.

Considerando que as tecnologias atuais congelam o ar ao redor até que chegue ao ponto de orvalho e depois reaquecem o ar a uma temperatura confortável, o processo gera ar “abafado”, com umidade de até 60%. Este tipo de ambiente leva ao acúmulo de mofo e bolor e gera uma reação de suor nas pessoas.  É um problema, especialmente para academias e processos industriais que requerem baixa umidade, como unidades de fabricação de medicamentos e embalagem de alimentos

.adv 3

Uma unidade da Advantix para ser instalada no topo de um prédio.

A abordagem da Advantix é nova. Em vez de condicionadores que geram água residual, a solução salina absorve a água do ar. Quando a solução se dilui, o calor do motor da máquina é bombeado de volta para evaporar o excesso de água. Portanto, o processo se renova constantemente dentro do sistema.

“Isso é que temos de inovador em nossa invenção: ela usa o calor captado e uma solução de sal aquecida para se regenerar”, conta Granade.

Mais seco e saudável

Na maioria dos casos, a economia de custos é instantânea. Em casos mais extremos, em que o mofo e bolor são um problema sério, o retorno de investimento acontece em dois anos.

Resolver esse problema traz grandes vantagens para a saúde.

“A solução de sal captura e seca as bactérias, evitando que elas se espalhem”, conta Granade. “O nome Mar Morto tem a sua razão de ser. O sal é uma forma natural e atóxica de matar coisas.”adv 4

Hannah Choi Granade, presidente da Advantix Systems.

O resultado é um ar condicionado fresco e seco – excelente para clínicas, escolas e hospitais, tão suscetíveis a germes. E, uma vez que o ar seco parece mais fresco que o ar úmido, explica Granade, o efeito de resfriamento pode ser alcançado a uma temperatura mais alta, economizando energia.

Os clientes mais típicos são os industriais e institucionais. Fabricantes como Procter & Gamble, escolas como Montessori, restaurantes como Hooters e hotéis como Hilton perceberam que os produtos Advantix geram economia de energia de mais de 40-50% em comparação com as soluções tradicionais.

O negócio está indo bem, da sua sede em Sunrise, na Flórida. A empresa tem escritórios também em Israel, Mumbai e agora Xangai, conforme avança para os mercados da Ásia e América do Norte. Os sistemas da Advantix são fabricados no Kibutz Hahotrim, a norte de Haifa, e a empresa emprega 170 pessoas no mundo inteiro.

A Advantix é especialmente relevante para climas úmidos, mas também em qualquer lugar onde economizar energia é uma meta.

FONTE: Israel21C