Acordo estabelece cooperação acadêmica entre as instituições e parceria na Missão ITASAT-2

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Tecnologia de Israel – Technion firmaram, no dia 05 de outubro, um Memorando de Entendimento (MOU) que prevê a cooperação educacional e científica entre as duas instituições, a realização de visitas de equipes acadêmicas e estudantis, estimula a pesquisa cooperativa entre acadêmicos ou departamentos individuais e o desenvolvimento de interesses mútuos, com destaque para a parceria na Missão ITASAT-2.

Desenvolvida pelo Centro Espacial ITA (CEI) e com recurso financeiro da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos e da Agência Espacial Brasileira (AEB), a Missão ITASAT-2 foca no estudo do clima espacial, com monitoramento da ionosfera e da radiação em órbita, e na abordagem de aspectos do voo em formação de satélites e da geolocalização de emissões eletromagnéticas.

O Technion é reconhecido pelas pesquisas nos campos de Biotecnologia, Ciência Espacial, Nanotecnologia, Células-Tronco e Energia. O Instituto também se destaca internacionalmente por possuir 3 prêmios Nobel, concedidos a 4 pesquisadores da instituição, e pelo trabalho desenvolvido na área de Inteligência Artificial.

O memorando foi celebrado pelo Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, e pelo Vice-Presidente Executivo Sênior do Technion, Professor Oded Rabinovitch, acompanhado pelo Diretor do Instituto de Pesquisa Espacial Asher, Professor Yoram Rozen, pelo Chefe da Divisão de Relações Externas e de Desenvolvimento de Recursos do Technion, Gil Lainer, pela Pró-Reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional do ITA, Professora Maryangela Geimba de Lima, pelo Chefe da Divisão de Engenharia Aeronáutica do ITA, Professor Maurício Vicente Donadon, pelo Chefe do Departamento de Sistemas Aeroespaciais e Líder do Projeto ITASAT 2, Professor Luis Eduardo Vergueiro Loures, e também por membros da Associação de Amigos do Technion – Brasil, o Diretor-Presidente, Salomão Ioschpe, o Diretor-Executivo, Avi Gelberg, e a Coordenadora-Executiva, Clarice Fux.

“O fortalecimento do Centro Espacial ITA, que conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Agência Espacial Brasileira, é uma de nossas prioridades. O CEI já participou do desenvolvimento de diversos projetos na área espacial, como o nanossatélite ITASAT; o satélite SPORT, em parceria com a NASA, e, agora, o ITASAT-2. Como é perceptível, a pesquisa espacial é de grande interesse para a nossa Instituição e vemos o Technion como um líder nessa área e um importante parceiro, o que nos traz a certeza de que teremos diversas atividades em conjunto, não apenas na Missão ITASAT-2”, declarou Professor Anderson ao assinar o MOU.

Professor Oded Rabinovitch enfatizou ser uma grande satisfação fazer parte desta assinatura e que os eventos de hoje são a oportunidade de estreitar as relações entre o Technion e instituições brasileiras sérias, “nós estamos construindo as fundações para uma cooperação de longo prazo, não só entre o Technion e o ITA ou os países envolvidos, mas entre diferentes pessoas no mundo todo”.

“O DNA do Technion e do ITA, apesar de instituições oriundas de países diferentes, apresenta muitas similaridades. Portanto, não poderíamos estar mais orgulhosos desta colaboração e ansiosos para colher os frutos futuros, que serão plantados pelas pessoas, com o intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos”, destaca Salomão Ioschpe, da Associação de Amigos do Technion – Brasil.

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA