Abertura do mercado de Israel à carne de frango brasileira

Brasil e Israel concluíram nesta quinta-feira as negociações para abertura do mercado israelense à carne de frango do Brasil. Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária estão em Israel, onde mantiveram, ao longo da semana, reuniões com autoridades sanitárias locais e realizaram visitas a estabelecimentos produtivos para coletar informações sobre o processo de produção “kosher” (adequado aos preceitos do judaísmo), ao qual as empresas exportadoras para Israel deverão aderir.

Deve-se ressaltar que o abate e o processamento “kosher” não afetam a inocuidade dos produtos nem o cumprimento de preceitos de bem-estar animal.

O Brasil torna-se assim o primeiro país do mundo a exportar carne de frango para o mercado israelense, o que atesta o alto nível de credibilidade e confiança do sistema brasileiro de defesa agropecuária. Israel é um dos maiores consumidores mundiais “per capita” de carne de frango e apresenta grande demanda por cortes de maior valor agregado, como o peito e o “shawarma”.

A abertura do mercado israelense é resultado da estreita coordenação entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o setor privado nacional.