AB Inbev compra startup israelense WeissBeerger por $80m

A maior empresa cervejeira do mundo, a Anheuser-Busch InBev, adquiriu a startup israelense de análise de bebidas WeissBeerger. As informações financeiras não foram divulgadas, mas fontes do mercado acreditam que a cervejaria belga desembolsará cerca de $80 milhões pela empresa com sede em Tel Aviv. A Anheuser-Busch InBev possui mais de 400 marcas de cerveja ao redor do mundo, incluindo a Becks, a Stella Artois, a Leffe e a Budweiser.

Fundada em 2011 pelo CEO Omer Agiv e pelo VP de desenvolvimento de negócios Ori Fingerer, a WeissBeerger já atingiu $10 milhões até gora, de acordo com o Crunchbase. Dentre seus investidores, estão Gigi Levy-Weiss, a Innovation Endeavors de Eric Schmidt, a iAngels e a ICV.

A WeissBeerger desenvolveu ferramentas analíticas de Internet das Coisas que incluem sensores em tampas de cerveja, refrigeradores e em outros pontos importantes na cadeia de suprimentos, a fim de proporcionar a donos de bares e restaurantes, cervejarias e fabricantes de bebidas, um cenário completo acerca da qualidade de seus produtos, a situação de seus estoques, os hábitos dos consumidores, entre outros.

De acordo com o site da WeissBeerger, os bares que utilizaram as ferramentas oferecidas pela empresa apresentaram aumento de 32% no faturamento a cada tampa de cerveja e redução de 50% no desperdício de cerveja, dentre outras vantagens decorrentes de vendas mais eficientes.

No ano passado, Fingerer afirmou que “O uso de nosso sistema combina tecnologias para bar com Internet das Coisas e permite que itens como tampas de cerveja enviem e recebam dados via internet. Sistemas de big data reúnem informações sobre hábitos de consumo em bares e os analisam com critérios acerca do comportamento de consumidores capazes de surpreender até mesmo os bartenders que preparam as bebidas”.

A WeissBeerger atua na América do Sul e do Norte, Europa e Ásia, incluindo Israel. Com escritório nos EUA e Reino Unido, a empresa tem sua sede e centro de desenvolvimento localizados em Tel Aviv. Entre seus altos executivos, encontram-se o Diretor de Operações Ilan Sobel, o Diretor de Tecnologia Ari Margalit, o Diretor Financeiro Itamar Ginsburg e o Diretor de Análises Gil Kaplan.

Fonte: Globes e Israel Trade