A Realidade Virtual simplificada abrange publico de todas as áreas.

“Estamos oferecendo um pincel mágico para criar realidades virtuais para qualquer pessoa,” diz o presidente da WakingApp sobre ENTiTi.

Imagine visitar uma casa que ainda não foi concluída e, com a ajuda de óculos de realidade virtual, ver como ela ficaria com os seus moveis dentro dela.

Os usos diários para Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) são infinitos, mas até agora estas tecnologias sofisticadas têm sido usadas apenas por profissionais de programação.

A empresa israelense WakingApp tem o objetivo de simplificar a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada com o programa ENTiTi. A plataforma para PC’s e Mac’s na nuvem, permite que qualquer um crie um conteúdo interativo RV e RA que imediatamente é disponibilizado para ser visto na maioria dos dispositivos móveis e óculos inteligentes.

“Nosso inovador programa para desenvolver RV e RA permite que profissionais, de publicitários e arquitetos a desenvolvedores e designers, possam criar os seus próprios conteúdos e se conectar com seu público-alvo de novas maneiras”, disse Udi Shani, executivo chefe da WakingApp.

“Olhando para 2016, vemos uma tendência forte e crescente na fabricação de óculos inteligentes, mas muitos não percebem que estes produtos não podem existir se não houver nenhum conteúdo disponível para eles. Nosso objetivo é nos unir a milhões potenciais criadores de conteúdo pelo mundo, para que os bilhões de potenciais espectadores tenham coisas para assistir.”

Fundador e presidente da WakingApp Alon Melchner diz que ENTiTi não está competindo com estúdios de nível Hollywood. É uma ferramenta fácil para amadores para melhorar um produto, serviço, jogo ou programa terapêutico.

“Estamos oferecendo uma escova mágica para criar o que você quiser. Se alguém quisesse aprender a criar RV levaria dois anos de aprendizado, e agora eles podem ser instalados e funcionar em um mês.”

Pré-lançado em janeiro e apresentado ao público em fevereiro no Mobile World Congress, em Barcelona, o ENTiTi em março já tinha cerca de 2.000 usuários, criando cerca de 25 novos itens de conteúdo diariamente.

“Por enquanto é gratuito para que possamos educar o mercado, uma vez que a maioria das pessoas ainda não experimentou a realidade virtual”, diz Melchner. “Mais tarde, ele estará disponível através de uma assinatura mensal. Estamos preparando uma loja como o Google Play, onde os criadores podem criar conteúdo e cobrar US$ 1. Queremos ser um dos maiores criadores e fonte de conteúdo.”.

Mais criadores e melhores resultados.

Fundada em 2013, em Rosh HaAyin, a WakingApp criou muitos aplicativos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada interativos para desenvolvedores de jogos e anunciantes. Durante a última Copa do Mundo, aplicativo da WakingApp para smartphone permitiu que telespectadores israelenses conseguissem chutar uma bola de futebol virtual em sua TV e ganhar pontos.

No entanto, diz Melchner, “Nós e nossos clientes vimos quanto tempo levou para criar o conteúdo e ser aprovado pelo provedor – Apple, por exemplo. Você tinha que esperar e rezar para que seu aplicativo estivesse pronto a tempo. Foi caro, demorado e havia um monte de exigências técnicas. Nós queríamos acabar com tudo isso.”.

Com ENTiTi, nenhuma codificação é necessária. “Você pode fazer o upload e colocar qualquer arquivo de vídeo, som ou imagem e salvá-lo, clicar em “publicar ” e está imediatamente online. Se você cometer um erro, basta atualizar invés de passar por todo o processo novamente”.

Esta ferramenta permite que artistas façam o que os desenvolvedores têm feito. “Nós permitimos que mais pessoas consigam alcançar melhores resultados visuais em minutos ou dias em vez de semanas ou meses”, diz Melchner. “Podemos até permitir novos tipos de negócios e formas de interagir.”.

Douglas Clinton, analista de pesquisa do banco de investimentos norte-americano Piper Jaffray, disse que espera que 2016 possa definir o cenário para a adoção em massa de RV ao longo dos próximos anos. “Um dos elementos mais importantes será uma ampla variedade de conteúdo atraente e de alta qualidade que estimula o consumidor médio sobre o que é possível.”.

Samsung Launches It's New Galaxy Note 4 Phone

Expansão nos EUA e China

A liberação do ENTiTi Creator resulta a WakingApp US$ 4.3 milhões na rodada de financiamento Série C, no final de 2015 liderada por Youzu Interactive, um desenvolvedor e distribuidor de jogos on-line chinês; uma das maiores empresas da China. Parte dos recursos são destinados para a expansão de vendas e marketing do ENTiTi Creator e ENTiTi Visualizador nos Estados Unidos e na China.

“Tecnologia RA / RV, está à beira de influenciar cada aspecto de nossas vidas. É uma indústria que está projetando um crescimento de 13.000% em três anos e a receita de US $ 150 bilhões em cinco anos”, disse o diretor de investimentos da Youzu Interactive, Daniel Chen Fan. “O que nos impressiona sobre a WakingApp é a sua capacidade para superar uma grande barreira de usuário, simplificando a forma como se cria um conteúdo RA / RV, e planejamos trazer esta revolução para o mercado chinês.”

WakingApp está lançando mais de 20 modelos ENTiTi em 2016 para uma loja e uma galeria de Realidade Virtual, imagens interativas 360º, arquitetura, curiosidades e muito mais.

Melchner diz que ele está “curioso para ver aonde isso vai. Quando RV tornar-se muito grande, espero que nós já tenhamos milhares de tipos de conteúdo. E isso vai facilmente se adaptar à novas plataformas.”.

Fonte: Israel21