9 STARTUPS ISRAELENSES FINANCIADAS POR ARTISTAS

Celebridades como Ashton Kutcher, Serena Williams, Jay-Z e Will.i.am já investiram em tecnologias israelenses

O apoio de celebridades é um grande impulso para marcas. Pergunte para SodaStream, empresa israelense divulgada pela atriz de Hollywood Scarlett Johansson e pelo ator de “Game of Thrones” Thor Bjornsson. Ou pergunte a HOT, empresa israelense de Telecom que teve o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo como estrela de um engraçado comercial de TV.

Outras estrelas, no entanto, preferem apoiar startups israelense com dinheiro (e as vezes com sua imagem também).

Onde eles investem

Fundada em 2013, Fundbox oferece um sistema de otimização de fluxo de caixa para pequenos negócios e levantou $112.5 milhões de investidores que incluem Jeff Bezos da Amazon e o ator Ashton Kutcher. Fundbox possui escritórios em Tel Aviv e São Francisco.

O aplicativo interativo de aulas de piano Tonara, o aplicativo de styling Wishi e a empresa Shellanoo Group de aplicativos mobile, inteligência artificial e serviços online receberam investimento do músico Will.i.am do Black Eyed Peas.

Há alguns anos, Will.i.am também aproveitou o talento israelense para desenvolver Puls, um protótipo beta para o wearable Dial, a “pulseira inteligente”, apresentado no início de 2016.

Powermat recebeu um incentivo da lenda do hip-hop Jay-Z em 2012. Ele assinou como rosto e voz da ferramenta em troca de equity da empresa, além de incorporar os carregadores wireless da Powermat nas mesas do seu 40/40 Club NYC. O cantor declarou que acredita no futuro da energia sem fio e na capacidade da empresa de “trazer a revolução”. Powermat está instalada em mais de 1400 locais e forneceu 150 milhões minutos de cargas para telefones celulares no ano passado.

Moovit, o aplicativo de transporte público que atende a milhões de cidades no mundo todo, teve o apoio da Sound Ventures, um VC fundado por Ashton Kutcher com o israelense Guy Oseary, empresário da cantora Madonna e da banda irlandesa U2. Madonna e Oseary também se juntaram a outras celebridades para investir na Vita Coco, co-fundada pelo israelense Ira Liran.

O investimento mais recente, no final de 2015, ajudou o Moovit a entrar nos mercados chinês e indiano. Kutcher contou ao Business Insider: “A missão da Moovit de tornar o transporte público a primeira opção para pessoas em todo o mundo, eliminando o uso individual do carro e tornando as cidades mais inteligentes, vai de encontro com a nossa visão de investir em tecnologias revolucionárias.

PlaySight atraiu investimento das estrelas do tênis Novak Djokovic e Billie Jean King por sua tecnologia de analytics SmartCourt , desenhada para medir e gravar performances através de cameras de alta definição, softwares baseados na nuvem e capacidades de compartilhamento nas mídias sociais. Em uso na América do Norte e Europa, SmartCourt funciona com esportes que utilizam redes como basquete, handball, squash, futebol, hockey, entre outros.

MyCheck – aplicativo de pagamento móvel que permite que o cliente pague sua conta pelo celular sem ter que esperar, por exemplo, o garçom trazer a máquina para passar o cartão – recebeu um investimento da supermodelo Bar Refaeli. Ele também apareceu em um anúncio do aplicativo MyCheck em 2012, que agora possui escritórios em Tel Aviv, São Paulo, Nova Iorque e Londres.

Mobli ilustra a cruel realidade de que o investimento em startups apresenta riscos e nem mesmo o poder de celebridades são garantia de sucesso. O aplicativo recebeu milhões de estrelas como Serena Williams, Leonardo DiCaprio, Toby Maguire, Lance Armstrong e Carlos Slim. Ainda assim, a plataforma de compartilhamento de vídeos e fotos, que contou com 20 milhões de usuários, foi ofuscada pelo Instagram.

Fonte: Israel21c