Claudio Banwart, country manager da Check Point fala sobre o mercado de segurança digital e dá dicas de como evitar ser atacado por um hacker

Liane Gotlib Zaidler – Para a Câmara Brasil Israel

 Em julho de 2014, após um ano à frente da diretoria de contas estratégicas,  Claudio Bannwart foi nomeado country manager da Check Point Brasil, subsidiária da companhia de segurança da informação israelense. Em entrevista à Câmara Brasil-Israel ele conta quais estão sendo os principais desafios à frente desta líder mundial de segurança de rede e como o cybercrime ameaça empresas de todos os portes.

ClaudioBannwartQual o principal foco da Check Point  (principais produtos oferecidos /  segmento de atuação da empresa) ?

As empresas de segurança que fornecem software e aparelhos para proteger grandes redes ocupam lugar de destaque quando se trata de posicionamento de mercado. A Check Point é uma empresa israelense fabricante de  soluções de segurança digital. Ela é considerada uma gigante global, e tem como clientes as maiores e mais importantes empresas do mundo  – 100% das empresas Fortune 100 e 98% das empresas da Fortune 500 usam seus pacotes de software e/ou dispositivos de hardware que fortalecem as redes corporativas.  

Soluções “zero day” e antever malwares estão na linha de frente da abordagem ao mercado. Cada vez mais as empresas – em todos os níveis, tamanhos e segmentos – estão buscando formas de prevenir ataques de hackers ao invés de correr atrás de resolver o problema depois que acontece.

Em quantos país a empresa está presente? 

Temos presença local em mais de 30 países, porém atuamos praticamente em todo o mundo.  Estamos no Brasil desde o ano 2000.

Quais os países que mais investem em segurança de rede e como o Brasil se posiciona neste ranking?

Os Estados Unidos estão em primeiro lugar, seguido pelo Reino Unido, França, Alemanha e Japão. O Brasil está perto da 15a posição.

Quais seus principais desafios como country manager da Check Point no Brasil ?

No Brasil a Check Point já tem presença consolidada, com mais de mil empresas como  clientes. Manter esta base bem atendida é a prioridade número um. A segunda é ampliar a área de atuação para as regiões  Sul, Norte e Nordeste. Essas áreas apresentam crescimento da demanda e precisamos atender com o apoio especializado dos canais. Hoje temos uma rede de canais com mais de 200 parceiros, os quais recebem todo nosso suporte para prestar um bom atendimento ao cliente final.

As redes sociais são um fator importante para viabilizar as atividades dos hackers? Por que?

A Internet como um todo é um meio para as atividades dos hackers. Hoje, o maior problema, é que todo mundo está conectado na Internet o tempo  todo.  As redes sociais são um grande vetor para viabilizar as atividades dos hackers,  que se apresentam como colegas de trabalho, recrutadores ou até mesmo amigos para obterem acesso às empresas. Eles usam a  chamada engenharia social para manipular usuários inocentes e obter acesso a informações corporativas sensíveis, como documentos internos, demonstrações financeiras, números de cartão de crédito e credenciais de usuário.

Essa guerra moderna de ameaças e ataques avançados veio para ficar e cada ataque novo revela um nível ainda maior de sofisticação.
Hoje, a principal meta de muitos hackers é o roubo de dados, mas cada hacker tem sua própria agenda e seus próprios motivos – desde ganhos financeiros até a destruição de ativos corporativos. Agora, mais do que nunca, precisamos de estratégias de defesa abrangentes .

Quais as principais dicas de segurança para evitar ser atacado por um hacker?  Como antever ameaças na Rede?

  • Nunca compartilhe qualquer informação pessoal em redes sociais, como  finanças, aniversários e senhas e avalie se o conteúdo que você está prestes a publicar é adequado.
  • Atualize suas opções de privacidade com frequência, especialmente quando novos termos de serviço são divulgados e/ou o site for atualizado.
  • Ajuste suas configurações para evitar a exibição dos seus dados em buscas.
  • Sempre faça o logout das suas contas.
  • Se você acredita que foi vítima de um golpe virtual, deve entrar imediatamente  em contato com o departamento de TI da sua empresa.

Algo que gostaria de acrescentar?

A segurança nas redes é um tema muito completo. Não podemos nos esquecer da mobilidade de smartphones, tablets e relógios inteligentes que estão conectados às redes corporativas e que também podem ser alvos de ataques. As empresas devem estar atentas e expandir a segurança também para estes aparelhos.