Devido ao crescimento populacional, urbanização acelerada e desenvolvimento econômico, a quantidade de águas residuais geradas e sua carga geral de poluição estão aumentando globalmente.
A Kando é uma startup israelense e empresa de inteligência de águas residuais dedicada a melhorar a qualidade global das águas residuais por meio de soluções inovadoras. A empresa fechou uma rodada de investimento de US$ 10 milhões, elevando o valor total arrecadado para US$ 30 milhões.
A qualidade das águas residuais é uma questão global crítica que afeta a disponibilidade de água, a saúde pública e o meio ambiente.
De acordo com a ONU, a poluição da água está aumentando ao longo do ciclo da água. Devido ao crescimento populacional, urbanização acelerada e desenvolvimento econômico, a quantidade de águas residuais geradas e sua carga geral de poluição estão aumentando globalmente.
O gerenciamento de águas residuais é uma questão crítica, mas frequentemente esquecida. Globalmente, as águas residuais reutilizadas com segurança continuam subutilizadas como um recurso valioso para água, energia, nutrientes e outros materiais recuperáveis. As águas residuais não tratadas nas cidades, especialmente em áreas urbanas mais pobres, representam um risco ambiental e de saúde significativo. Uma grande parte dessas águas residuais é descarregada diretamente em canais de drenagem ou corpos d’água, expondo comunidades a efluentes domésticos, resíduos humanos, produtos químicos tóxicos e resíduos médicos. Essa contaminação geralmente ocorre em áreas residenciais densamente povoadas, agravando ainda mais o problema.
Fundada em 2024 por Zohar Scheinin e Ari Goldfarb, a Kando é uma solução de Dados como Serviço (DaaS) de águas residuais que fornece insights de dados em tempo real da rede de águas residuais para otimizar sua estação de tratamento de águas residuais e a qualidade das águas residuais. Apoiada por uma equipe robusta de ciência de dados, incluindo especialistas com PhDs em Biofísica, Biologia e Matemática, a Kando aproveita a IA Generativa para transformar insights analíticos e conhecimento do setor em ações comerciais acionáveis.
“Estamos entusiasmados e ansiosos para trabalhar com nossos novos parceiros que se juntaram a nós, juntamente com os investidores existentes que mais uma vez demonstraram sua confiança e apoio para resolver o desafio global da água”, disse Ari Goldfarb, CEO e cofundador da KANDO. “Este investimento fortalecerá ainda mais o uso da IA para melhorar a tomada de decisões no setor de água, beneficiando populações em todo o mundo. A solução da Kando, alimentada pela Generative AI, nos permite gerenciar e melhorar a qualidade das águas residuais, economizar milhões de dólares e permitir a reutilização de águas residuais. Este investimento acelerará nosso crescimento e criará mais valor para cidades nos EUA e na Europa.”
A jornada da Kando começou no coração do sul de Israel, uma região renomada por ser pioneira na conservação e inovação de água. Inspirada pelo compromisso da região com práticas sustentáveis de água, a Kando foi fundada com a visão de revolucionar a gestão de águas residuais.
Fonte: Jewish Business News | Israel Trade | Foto: cottonbro studio