Startup israelense cria ovos sem galinhas

Os ovos são uma escolha natural e econômica, como destacou um comercial de 1978 patrocinado pelo American Egg Board. O anúncio elogiava a versatilidade dos ovos para refeições e lanches, com o famoso slogan: “The incredible edible egg” (O incrível ovo comestível).

Jon Rathauser, CEO da startup israelense Eggmented Reality, acredita que sua empresa criou uma versão ainda mais incrível do ovo, sem os problemas da indústria tradicional, como surtos de gripe aviária e salmonela, que causam escassez e flutuações de preços. A produção global de ovos vem diminuindo lentamente, de acordo com a FAO.

A Eggmented Reality desenvolveu uma proteína natural que substitui as funções do ovo na culinária — como gelificação, ligação e formação de espuma — usando fermentação de precisão, sem a necessidade de galinhas. Este novo ovo é vegano, sem modificações genéticas e tem um impacto ambiental reduzido.

Mesmo enfrentando desafios devido a conflitos na região, que afetaram seu laboratório, a empresa estabeleceu parcerias com grandes indústrias alimentícias e espera que seu produto esteja no mercado em 2026, após aprovação da FDA.

Fonte: Redação Israel de Fato | Foto: Felicity Tai