Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the asgaros-forum domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/8/59/c7/camarabrasil-israe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ultimate-member domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/8/59/c7/camarabrasil-israe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordfence domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/8/59/c7/camarabrasil-israe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the really-simple-ssl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/8/59/c7/camarabrasil-israe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/8/59/c7/camarabrasil-israe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the polylang domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/8/59/c7/camarabrasil-israe/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Missão Médica | BRIL Chamber

Missão Médica

Teve resultados concretos a Missão Médica a Israel promovida pela Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, que aconteceude 02 a 07 de maio de 2013, com o objetivo de aproximar os médicos e profissionais da área de saúde brasileiros ao sistema de saúde israelense e intensificar a cooperação e a transferência de tecnologia entre os dois países.

A Missão foi chefiada pelo Ministro da Saúde do Brasil, Dr. Alexandre Rocha Santos Padilha, e contou com o apoio do Hospital Israelita Albert Einstein,   e com a participação de 29 renomados médicos, professores e autoridades da área da Saúde.

Padilha encontrou-se  com os ministros da Indústria, Comércio e Trabalho, Naftali Bennett, e da Saúde, Yael German, e  reuniu-se com dirigentes de duas indústrias farmacêuticas israelenses, a Teva, líder mundial em fabricação de genéricos, e a Protalix, especializada em biotecnológicos. 

O mercado de medicamentos biológicos é uma das grandes apostas do governo brasileiro. Por intermédio de Políticas de Desenvolvimento Produtivo (PDPs), ocorre a compra de grandes volumes de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS) por um preço mais reduzido e, ainda, a transferência de conhecimento tecnológico para laboratórios públicos brasileiros. É o caso da PDP entre a Fiocruz e a Protalix/Pfizer para a produção do tratamento de pacientes com a Doença de Gaucher. A tecnologia desenvolvida em Israel  ganha em competitividade pelo baixo-custo dos processos produtivos, alto rendimento e risco zero de contaminação viral. A estimativa de economia para o Ministério da Saúde em cinco anos, a partir do começo da produção deste medicamento, é de R$ 64 milhões.

Após  visitar o Centro de Simulação de Israel, do Hospital Tel Hashomer, próximo à Tel Aviv, conhecido mundialmente por treinar profissionais de saúde para situações realísticas de alto risco, como atentados terroristas e grandes acidentes, o ministro  Padilha reforçou o interesse do Brasil em  “importar” o conhecimento e a tecnologia de Israel no atendimento a situações de tragédias e catástrofes para treinar profissionais do Samu e dos serviços de urgência e emergências das cidades que vão sediar a Copa de 2014.  Neste Centro, bonecos que reagem como se fossem seres humanos, são utilizados por estudantes de medicina, o que  também chamou a atenção dos médicos brasileiros.

Segundo o ministro, “Israel possui um dos serviços públicos mais eficientes do mundo no atendimento de emergências. Fizemos simulações parecidas com nosso aparato durante o Carnaval de Recife, Salvador e Rio. Mas temos muito a aprender com  Israel.” A parceria vai envolver também os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, que já prestam serviços de capacitação profissional ao ministério.

A importância da engenharia na medicina

Um dos fatores que mais surpreendeu a delegação médica foi constatar que as empresas de engenharia estão alinhadas com os hospitais na pesquisa e desenvolvimento de produtos. “Tudo o que acontece hoje na medicina israelense decorre de um avanço na área de engenharia, como os equipamentos para exames de ultrassom e ressonância magnética e inovações que conhecemos em Israel  como a  cápsula  de vídeo que é engolida pelo paciente e permite ao médico observar o aparelho digestivo” ressaltou o diretor da Câmara Brasil Israel, Paulo Feldmann.

Tratamento igualitário a todos os pacientes

A comitiva do Brasil também percorreu as alas do Hospital Hadassah, em Jerusalém, reconhecido pela especialidade em tratamentos como o neurológico adulto e infantil. É um hospital público e um dos mais importantes de Israel, com cerca de 700 leitos e 31 salas de cirurgias. Em 2005, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em reconhecimento à igualdade no tratamento a pacientes, independentemente de etnia e religião.  

Na vanguarda da investigação científica

Também fizeram parte da programação visitas ao Institutos TechnionWeizmann de Ciências, que figuram na vanguarda da investigação científica, a  Universidade Hebraica de Jerusalém, considerada a melhor Universidade israelense e a 52a melhor do mundo, bem como a seguradora de saúde Macabi, onde  pacientes da terceira idade são monitorados  a distância e caso passem mal, um alerta é dado e uma ambulância é imediatamente enviada para a residência do segurado. 

Jantar com a Embaixadora e visita aos principais pontos turísticos

O grupo também foi recebido para  um jantar na  residência da Embaixadora do Brasil em Tel Aviv, Maria Elisa Berenguer, e também teve a oportunidade de  visitar os principais pontos turísticos da “Terra Santa”, como os lugares sagrados de Jerusalém,  Mar Morto, Massada, Monte das Oliveiras  e também o Museu do Holocausto (Yad Vashem).

Para o presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay, a Missão Médica foi um sucesso: “A Câmara reafirmou seu propósito, que é o de incrementar as relações comerciais e culturais entre Brasil e Israel, buscando a abertura de novas oportunidades e o acesso a novas tecnologias entre os dois países.  Os participantes puderam conhecer de perto como Israel pode contribuir para a melhora no atendimento médico à população e também em casos de tragédias”.

 “A Missão Médica Brasileira em Israel proporcionou uma maior aproximação e um melhor conhecimento sobre os avanços da saúde neste país proporcionando a possibilidade de integrar de forma objetiva os governos e médicos de destaque em nosso meio. Fomentar  troca de experiências na área da Saúde entre profissionais de ambos os países  fortalece relações entre as Instituições israelenses e brasileiras e ambos os lados ganham. Israel sempre perseguiu um modelo universalizante e seu diferencial tecnológico na área de urgências e emergências, bem como as bases de telemedicina podem ser uma referencia para nós brasileiros”, finalizou o Dr. Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein.