De 14 a 18 de maio, empresários brasileiros debateram sobre novos caminhos para as relações comerciais entre os dois países, visitaram empresas de tecnologia e participaram da homenagem a Fernando Henrique Cardoso, prestada pela Universidade de Tel Aviv.
A Missão Empresarial a Israel, programa realizado pela Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria (Cambici) que aconteceu dos dias 14 a 18 de maio, foi encerrada com um saldo positivo. “Organizamos uma agenda intensa, com a qual pudemos cumprir com nosso objetivo: debater sobre caminhos para incrementar o relacionamento comercial entre Brasil e Israel, e apresentar a realidade e as inovações do país aos integrantes da missão”, afirmou Jayme Blay, presidente da Cambici. O grupo foi formado por Claudio e Fernando Lottenberg, presidente e secretário-geral da Confederação Israelita do Brasil (Conib); Nelson Wolosker e Sidney Klajner, respectivamente diretor e vice-presidente do Hospital Israelita Albert Einstein; o vereador Floriano Pesaro; e Jaime Spitzcovsky, diretor de Relações Institucionais da Conib.
O primeiro compromisso da agenda foi um encontro com Boaz Albaranes, o futuro novo Cônsul para Assuntos Econômicos de Israel no Brasil, que iniciará suas atividades no mês de julho. Na oportunidade, ele expôs os objetivos de seu mandato e ouviu a opinião da Câmara dos participantes a respeito da atual balança comercial. “Atualmente, ela é desfavorável para o Brasil, e é urgente encontrar caminhos para buscar o equilíbrio. Só assim o relacionamento entre os dois países se desenvolverá e passará a atender às expectativas do governo brasileiro. A Câmara certamente o apoiará nessa importante tarefa”, explicou Blay.
A missão encontrou-se também com Roy Geva, Chefe-de-Relações Internacionais para a Europa (Head of Developer Relation for Google Europe), e com Shlomo Nimrodi, CEO da Ramot, Companhia de Transferência de Tecnologia da Universidade de Tel Aviv, além de visitar o laboratório de Nanotecnologia dessa instituição. O objetivo foi apresentar aos integrantes os avanços tecnológicos propiciados por Israel e, também, expor os aspectos que beneficiam o rápido desenvolvimento tecnológico do país. “Impressionante a rapidez com que Israel concebe uma ideia e a coloca em prática, com ousadia e sem medo de errar”, opinou Sidney Klajner. Floriano Pesaro ressaltou um outro aspecto da cultura empresarial local. “O triângulo formado pelo poder privado, poder público e universidades cria as bases necessárias para o desenvolvimento. Essa é uma plataforma de sucesso que deve inspirar o Brasil, para que possa realizar a transformação necessária para seu crescimento”.
O grupo também conversou com Arad Nir, especialista em política internacional e diplomacia, e comentarista internacional do Channel 2 News, o maior provedor de notícias de Israel, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos a respeito do processo de paz no Oriente Médio.
No dia 15, a Missão esteve presente no grande evento realizado pela Universidade de Tel Aviv (UTA) em homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que recebeu o título de “Doutor Honoris Causa”. “Essa indicação não teve nenhum cunho político – é puramente meritocrática. Ao lado de Shimon Peres, Nelson Mandela e Bill Clinton, FHC é um nome importante do cenário político da atualidade”, afirmou Claudio Lottenberg, que prestigiou o evento. Fernando Lottenberg apontou um outro aspecto importante da homenagem. “É um sinal claro de que Israel está aumentado sua atenção para com o Brasil, depois de décadas de foco apenas na Europa e nos Estados Unidos”. No dia seguinte, o grupo participou de um jantar de Shabat em Jerusalém com o ex-presidente, no qual também estiveram presentes representantes da TAU e da Conib.