Com a parceria e consultoria técnica da Câmara Brail Israel de Comercio e Indústria foi realizada de 26 de outubro e 2 de novembro, a Accenture Innovation Trip 2013, que levou um relevante grupo de líderes empresariais para uma viagem a Israel, país mundialmente reconhecido pela inovação tecnológica. A viagem aconteceu por uma iniciativa do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, LIDE Inovação, LIDE Jovem e LIDE Futuro.
Sergio Herz e Rafael Mantovani, diretores da Câmara Brasil Israel acompanharam o grupo durante esta edição do evento, que teve como objetivo potencializar o empreendedorismo e a inovação entre os empresários brasileiros.
Abaixo eles relatam como foi a experiência:
Impressões de Sergio Herz
Como era constituído o grupo e como você se sentiu em integrar o time da Innovation Trip?
O grupo era constituído por empresários de diferentes setores, da indústria ao varejo passando por bancos e empresas de tecnologia. Isso possibilitou um “networking” extremamente positivo . Nas conversas rotineiras tínhamos oportunidade de realmente trocar ideias e experiências em um nível muito alto. Foi um privilegio participar dessa viagem. Com certeza voltei muito inspirado e renovado!
Quais foram os principais “highlights” da programação?
As visitas foram planejadas para cobrir todos os tipos de negócios. Com isso pudemos aprender de maneira muito consistente como um país como Israel construiu um modelo de inovação com velocidade e qualidade. Também ficou muito claro o quanto o nível de educação e capacitação profissional da população podem ajudar no desenvolvimento de uma sociedade.
O que mais chamou sua atenção durante a viagem?
Toda vez que volto para Israel sou surpreendido. Há sempre muita evolução e desenvolvimento. Israel é hoje uma sociedade pujante e consistente, um exemplo de dinamismo e competência. Isso ficou muito claro para todos do grupo.
Como a viagem contribuiu para uma imagem positiva de Israel e da Câmara Brasil Israel?
A maioria das pessoas do grupo não tinha ideia do que era Israel. Saíram de lá encantados, inspirados, e talvez incomodados com o tamanho da lição de casa que teremos que fazer no nosso Brasil. Com iniciativas como esta, a Câmara Brasil Israel consegue fazer aquilo que é mais complicado e difícil no mundo do marketing e do relacionamento de longo prazo. Criou-se um boca- a -boca extremamente positivo da experiência que tiveram por lá. São formadores de opinião que saíram contagiados por ótimos exemplos de superação, inovação, empreendedorismo e perseverança. Com certeza essas pessoas tem hoje uma visão completamente diferente da que tinham antes. E a Cambici teve um importante papel dentro desse contexto.
Impressões de Rafael Mantovani
Qual foi o papel da Câmara na Innovation Trip e o que a viagem agregará para a entidade?
A Câmara foi responsável pela formulação de toda a programação das visitas às empresas. A viagem permitiu que a Câmara se aliasse a uma marca muito forte no business brasileiro que é o LIDE, o que permitiu divulgação do trabalho da Câmara, assim como nosso expertise em apoiar este tipo de missão empresarial. Além disto, a interação entre os participantes certamente fomentará negócios entre os dois países.
Faça um balanço de como foi esta experiência.
A experiência foi excelente, pois como o próprio Sérgio relatou, cada um pertencia a um segmento da economia e a troca de vivencias foi fundamental.
Quais foram os pontos altos da viagem e o que despertou maior atenção dos participantes?
Todos gostaram muito da apresentação da Renee Ben-Israel, vice-presidente do Instituto Yissum (ligado a Universidade Hebraica de Jerusalém) e também da visita a Netafim, onde eles puderam ver de fato a capacidade de inovação de Israel.
Como a viagem contribuiu para uma imagem positiva de Israel?
Todos tiveram a oportunidade de conhecer a magnitude de Israel, o que fez com que os integrantes do grupo, que são formadores de opinião, mudassem a percepção do país, passando a enxerga-lo como um player mundial importante em vários setores da economia