Liane G. Zaidler – Para a Câmara Brasil – Israel
A UMA X, linha genderless e sustentável da marca UMA, acaba de lançar uma collab inédita com o artista, ilustrador e criador israelense Yuval Robichek, cujo trabalho transcende as fronteiras da arte tradicional para tocar os domínios das revistas, livros, murais, moda e televisão. Com sede em Israel e um alcance internacional impressionante, sua arte tem enfeitado locais em cidades como Veneza, Cremona, Xangai, Tel Aviv e Bruxelas.
A parceria entre Vanessa Davidowicz, à frente da linha UMA X, e Yuval Robichek teve início de forma espontânea. Vanessa, que já acompanhava o trabalho do artista, decidiu enviar uma mensagem via Instagram elogiando suas criações e propondo a colaboração. O israelense aceitou prontamente, e, a partir daí, a coleção começou a tomar forma.
Conheça mais detalhes sobre essa parceria inédita nesta entrevista exclusiva com Vanessa e Yuval para a Câmara Brasil- Israel .
Como surgiu a ideia de colaborar com o artista israelense Yuval Robichek para a linha UMA X?
Vanessa – Sou fã do trabalho do Yuval há muito tempo, e decidi mandar um e-mail despretensiosamente explicando a nossa marca e a linha UMA X. Recebi um retorno positivo do seu manager em poucos dias, e marcamos nossa primeira “call”. Ambas as partes ficaram animadas com a parceria, pois, além da sinergia estética, era uma forma criativa e positiva de mostrar Israel em um momento tão delicado.
No que consiste essa colboração entre a UMA X e o artista israelense?
Vanessa – A collab representa a união entre arte, moda e sustentabilidade, com um olhar sensível e minimalista nas peças exclusivas criadas em conjunto. Robichek incorporou sua arte nas peças, cuidadosamente pensadas e produzidas com materiais eco-friendly, criando uma coleção que reflete não apenas a estética única do artista, mas também o compromisso da UMA X com a responsabilidade ambiental.
Quais foram os principais desafios e recompensas durante o processo criativo digital com o artista?
Vanessa – Esta foi a primeira collab do artista com uma marca de moda. Desde o início estávamos muito alinhados e comprometidos. Mandamos um moodboard de tecidos e modelagens com explicações e imagens detalhadas, e ele nos enviou os desenhos para cada peça. A partir disso, fomos avançando tranquilamente com calls e e-mails.
Como você vê a relação entre arte, moda e sustentabilidade nesta colaboração?
Vanessa – Tudo está interligado. A UMA X nasceu como uma linha eco-responsável e colaborativa, para trazer um produto diferenciado para um público que busca consumir moda de maneira atualizada. Nessa collab, as ilustrações de Yuval vêm em silkscreens e patches em lugares inusitados, como em bolsos, nas barras de camisetas e no cós de calças. Tudo isso em peças sustentáveis como a tricoline biodegradável, algodão orgânico, sarja de cânhamo e nylon reciclado.
Qual foi a peça mais desafiadora de criar e por quê?
Vanessa – O casaco de moletom reciclado com recortes e abertura lateral. Ao abrir com o zíper, aparece a ilustração em um moletom contrastante. O mais desafiador foi fazer o encaixe dessa ilustração para que ficasse aparente da forma que queríamos.
Quais são suas expectativas em relação à recepção do público para essa coleção colaborativa?
Vanessa – Trabalhar com Yuval foi um processo muito gratificante. Ele sempre quis fazer algo relacionado à moda, mas nunca encontrou um projeto que estivesse alinhado com seus desejos. Com este projeto, a conexão foi instantânea. As trocas foram todas digitais e, ainda assim, criamos uma ligação muito especial, deixando cada parte livre para criar tanto no design dos produtos quanto nas artes. O artista tem um engajamento forte do público brasileiro, e a coleção está versátil, cool e descomplicada.
Existem planos futuros para outras colaborações semelhantes na linha UMA X?
Vanessa – Sempre buscamos trabalhar com artistas novos nas coleções da UMA X. Criar a quatro mãos é um processo gratificante que sempre traz um resultado bacana para a marca, pois nos faz criar com um outro olhar.
Yuval Robichek, também compartilhou suas percepções sobre a colaboração inovadora com a UMA X e Vanessa Davidowicz. A união de seu estilo artístico com a moda sustentável e contemporânea da UMA X foi uma oportunidade irresistível para Robichek, que destacou o espírito colaborativo e a liberdade criativa que marcaram essa parceria.
O que lhe atraiu nessa colaboração com a UMA X e Vanessa Davidowicz?
Yuval – A chance de misturar meu estilo artístico com a moda inovadora da UMA X foi muito atraente. O espírito colaborativo e a liberdade de infundir um toque de fantasia e narrativa na arte vestível foram os fatores chave que me atraíram.
Poderia nos contar sobre o processo criativo e como você incorporou sua arte na coleção?
Yuval – O processo foi muito orgânico. Vanessa e a equipe da UMA X forneceram uma tela com a linha de roupas deles, e trabalhamos juntos para garantir que cada peça não apenas contasse uma história, mas também mantivesse a integridade da arte. A proposta foi a de encontrar um equilíbrio onde minhas ilustrações pudessem viver harmoniosamente nos tecidos.
Qual item/ilustração da coleção você mais gostou de criar e por quê?
Yuval – Eu gostei particularmente de criar a ilustração dos pássaros para a jaqueta “Blusão Camphor”. Esta peça é versátil, permitindo que seja usada com os lados abertos ou fechados, o que revela ou oculta o design de maneira dinâmica. Essa adaptabilidade tornou-a minha peça favorita da collab.
A coleção já está disponível nas lojas físicas e no e-commerce da marca: @umabrasil e www.uma.com.br