Vacina contra Covid-19 em comprimido começa a ser testada por empresa de Israel

Uma vacina contra Covid-19 em forma de comprimido está sendo testada por uma empresa israelense. A Oramed Pharmaceuticals anunciou na última segunda-feira (22) que assinou contratos para o desenvolvimento do imunizante oral.

A tecnologia utilizada no produto é a de vírus-como partículas (VLP) que se baseia em uma versão do próprio vírus, mas não infecciosa, para forçar o corpo a produzir uma resposta imune, mas sem a pessoa desenvolver nenhum sintoma.

Facilidades da vacina em comprimido

Uma vantagem desse método de aplicação oral é que facilita a distribuição e não depende de equipamentos para aplicação do imunizante. Dispensando, por exemplo, uma logística para compra de seringas e agulhas.

“Uma vacina oral Covid-19 eliminaria várias barreiras para uma distribuição rápida e em larga escala, permitindo que as pessoas tomem a vacina sozinhas em casa.”, disse o CEO da Oramed, Nadav Kidron.

O projeto ainda está em fases iniciais de desenvolvimento e deve demorar para ter resultado de eficácia divulgados, mas um dos focos da companhia é pensando justamente que a vacinação contra Covid pode se tornar algo anual, assim como a da gripe.

“Embora a facilidade de administração seja crítica hoje para acelerar as taxas de inoculação, uma vacina em comprimido poderia se tornar ainda mais valiosa no caso de uma vacina Covid-19 ser recomendada anualmente como a vacina contra a gripe padrão.”

Em animais, os estudos mostraram que o imunizante criou anticorpos contra Covid-19. Também não houveram efeitos colaterais nas cobaias, o que indica que o imunizante parece ser seguro.

A Premas Biotech e a Oravax Medical (ORVX) também fazem parte dos estudos. Os testes em humanos devem começar em breve, mas ainda não há uma data definida para a chegada da vacina em comprimido.

Imagem: Stvep (Pixabay)

Fonte: Olhar Digital