A operadora de shopping centers Gazit Brasil, do grupo israelense Gazit-Globe, anunciou nesta quinta-feira, 31, uma parceria com o Uber Eats, serviço de entrega de comida do Uber. O aplicativo pretende usar os shoppings para agilizar retirada de pedidos. Nesta semana, a mesma estratégia foi anunciada pelo rival iFood, por meio de uma parceria com a operadora de shopping centers Aliansce Sonae.
A parceria da Gazit com a Uber Eats envolve a criação de áreas específicas para retirada de pedidos em shoppings da companhia. O primeiro empreendimento a iniciar o projeto é o Top Center Shopping, na avenida Paulista, em São Paulo.
“Com o novo espaço, o entregador parceiro não precisará percorrer todo o shopping para receber a encomenda e levar ao cliente, gerando ganho de tempo de entrega”, afirmou a Gazit em comunicado.
Nesta terça-feira, 29, o iFood anunciou que vai testar robôs autônomos para complementar a parceria com shoppings. Inicialmente, os veículos vão operar em curtas distâncias, levando pedidos da praça de alimentação do shopping até um hub do iFood, onde entregadores poderão receber as encomendas e levá-las até os consumidores finais. A empresa responsável pelo desenvolvimento dos robôs é a Synkar, focada em inteligência artificial. De acordo com o iFood, as máquinas serão capazes de andar uma distância de no máximo um quilômetro carregando pedidos de até 30 kg, e terão autonomia de 12 horas de trabalho.