São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Ceará lideram os números. Mercado de rastreamento conta com nova certificação para manter elevado o padrão de qualidade.
Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam que mais de 133 mil veículos foram roubados ou furtados no Brasil em 2023. De janeiro a dezembro do ano passado, o estado de São Paulo liderou as estatísticas, contabilizando 37.471 incidentes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 22.250 casos. Pernambuco aparece em terceiro lugar, com 12.929 ocorrências, seguido pela Bahia, que registrou 12.499 casos, e o Ceará, com 7.794.
A crescente preocupação diante do alarmante número de crimes em todo o país também impulsionou a busca por produtos de localização e rastreamento veicular que atendam a padrões elevados de qualidade e eficiência. Com o aumento da criminalidade, é essencial que os equipamentos de rastreamento sejam confiáveis, garantindo segurança tanto para a aprovação do seguro, para a proteção do condutor e na recuperação do bem.
Nesse sentido, o IQA trouxe para o mercado uma nova certificação que avalia o sistema de rastreamento e localização de veículos fornecidos por empresas, assegurando que estejam em conformidade com os rigorosos padrões de qualidade e eficiência estabelecidos pelo Instituto, atendendo às demandas do mercado de seguro e financeiro.
“Esta certificação foi desenvolvida com o propósito de avaliar a funcionalidade do equipamento de rastreamento conforme a indicação do fabricante. O foco está em verificar se o sistema atende efetivamente às necessidades existentes, além de assegurar que o índice de localização esteja dentro dos parâmetros considerados adequados”, explica o gerente de serviços automotivos do IQA, Sergio Fabiano.
No total, mais de 96 critérios são examinados durante o processo de certificação. A avaliação pode ser feita nos diversos tipos de rastreadores inseridos em veículos, como carros, picapes, motos e caminhões e seus implementos rodoviários, e busca atender mais de duas mil empresas de pequeno, médio e grande porte que atuam na área de rastreamento.
A Ituran Brasil, uma empresa israelense especializada em fornecer serviços de rastreamento e recuperação de veículos roubados, conquistou a distinção de ser a primeira organização a receber a certificação de rastreadores automotivos concedida pelo Instituto da Qualidade Automotiva, a primeira no país.
A avaliação abrangeu diversos aspectos, incluindo a análise da estrutura da empresa, a eficiência da central de atendimento, a quantidade e qualificação da equipe, a documentação operacional, a robustez do sistema de informática e suas redundâncias, o procedimento de instalação do equipamento, a qualidade da instalação, a abrangência da rede de prestadores de serviços, bem como a realização de ensaios em campo e em bancada, entre outros critérios.
O diretor comercial, de produtos e seguradoras da Ituran Brasil, Roberto Posternak, explica que a escolha pela certificação do IQA, comprova para o mercado a qualidade do serviço prestado pela empresa e traz confiabilidade ao cliente. “Essa certificação representa uma garantia ao mercado, seja ao consumidor final ou às seguradoras parceiras que o nosso equipamento passou por uma verificação de funcionalidade rigorosa e garante a qualidade do serviço prestado pela Ituran, o que garante mais confiança em nossas entregas e serviços de rastreamento e recuperação veicular”.
A certificação concedida pelo Instituto é um procedimento voluntário com uma validade de um ano. Após esse período, a empresa certificada deve passar por um processo de recertificação, dada a constante evolução das tecnologias. Além disso, ao obter a certificação, a empresa adquire o direito de utilizar o selo do IQA, proporcionando um diferencial significativo aos olhos dos consumidores. Para obter mais informações sobre o processo de certificação de rastreadores automotivos, acesse: https://www.iqa.org.br/certificacao/certificacao-de-rastreadores-automotivos/.
Fonte: Revista Cobertura / Foto: Ituran