Por que a Indústria 4.0 é o novo setor promissor de Israel

O setor da Indústria 4.0 em Israel está mostrando sinais impressionantes de desenvolvimento. De 2014-2018, Israel ficou em terceiro lugar no mundo em investimento de capital de risco, depois dos EUA e da China, e em segundo lugar, ultrapassando a China, em investimentos em estágio inicial. Existem agora 230 startups com foco na Indústria 4.0 em Israel, um aumento de 60% em relação a 2014, e mais de 50 multinacionais estão presentes em Israel, seja por meio de P&D, aceleradores ou centros de inovação. , indicando um aumento na conscientização internacional para as empresas da Indústria 4.0.

Apesar de sua liderança nos setores de tecnologia da informação e comunicação, a força de Israel na Indústria 4.0 pode parecer surpreendente. Afinal, Israel não tem um setor manufatureiro forte que possa servir como primeiro cliente ou a partir do qual start-ups e empreendedores possam se expandir. Então, por que isso está acontecendo em Israel?

  1. O oceano é azul

A partir de interações com muitas startups neste campo, a Start-Up Nation descobriu que muitas dessas startups não vieram da indústria de manufatura, mas sim escolheram este setor como parte de uma estratégia de “oceano azul”. Eles acreditam que esse mercado grande e de rápido crescimento oferece aos novos participantes uma oportunidade melhor de causar um impacto maior, pois o mercado ainda não está lotado e cada pequena melhoria na eficiência que eles oferecem pode ter um efeito potencialmente dramático na lucratividade.

  1. O efeito de transbordamento

O setor Israelense Industry 4.0 se beneficia de realizações anteriores em outros setores. Israel é conhecido por seu ecossistema vibrante e inovador, com setores como Segurança Cibernética e Fintech liderando o caminho; os investidores já familiarizados com o país que investiram em várias empresas estão dispostos a investir em outros domínios, especialmente quando lhes são recomendados determinados startups ou os conhecem por associação. Além disso, as corporações multinacionais que já estão ativas em Israel estenderam seus esforços ao setor da Indústria 4.0; por exemplo, a Volkswagen abriu um braço de inovação chamado Konnect, e PMatX é um laboratório de inovação aberto operado pela empresa de saúde alemã Merck e pela empresa americana de semicondutores Flex.

  1. Apoio governamental

A Indústria 4.0 despertou um interesse significativo do governo em angariar apoio para várias iniciativas. Em 2018, o Ministério da Economia publicou um plano estratégico para este setor enfatizando a necessidade de conectar a indústria de manufatura com startups de tecnologia desenvolvendo soluções que sirvam para eles.

A Autoridade de Inovação de Israel também enfatizou a manufatura avançada como um tema em seu plano estratégico de cinco anos. Juntamente com o programa MOFET padrão que apoia P&D para manufatura avançada, a Autoridade de Inovação também lançou o Programa Laboratórios de Inovação em 2017. Este programa incentiva a inovação aberta e oferece aos empreendedores a oportunidade de alcançar a prova de conceito por meio do acesso a uma infraestrutura tecnológica única de uma grande corporação e indústria perícia.

  1. Esta é a nossa natureza

Israel desenvolveu experiência nas principais tecnologias que a Indústria 4.0 utiliza: sensores, processamento de imagem e vídeo, big data, algorítmos e análises em tempo real. Muitos jovens ganham experiência nessas tecnologias durante o serviço militar, fornecendo-lhes conhecimento detalhado de como funcionam e vários casos de uso para eles. Esse conhecimento é utilizado posteriormente para iniciar ou procurar emprego em empresas que utilizam aplicações não militares das tecnologias. Conforme mencionado acima, a Indústria 4.0 é um dos setores mais atraentes para explorar esta experiência.

O desenvolvimento da Indústria 4.0 em Israel apresenta algumas semelhanças com as realizações de Israel no setor automotivo avançado. Esse setor carece de um histórico de manufatura em grande escala no país, mas isso foi superado por uma forte infraestrutura para start-ups composta por habilidades técnicas, empresários experientes, disponibilidade de capital e assistência governamental. A indústria 4.0 é um desenvolvimento mais recente, mas esses elementos também parecem estar impulsionando o forte crescimento experimentado no setor até agora.

Fonte: Start-up National Central e Israel Trade