As vias de trânsito rápido conectando Tel Aviv às cidades de Rishon Lezion e Shefayim devem ser abertas ao público no ano que vem. São linhas dedicadas a veículos com ou ou dois passageiros que pagam pelo serviço. Carros com três ou mais pessoas e ônibus da rede de transporte público poderão usar a faixa de tráfego expresso de forma gratuita. No entanto, essa solução para reduzir os engarrafamentos está longe de ser consensual.
Segundo o Globes, a estimativa é que essas duas novas faixas a serem inaguradas nas estradas 5 e 20 vão custar 5 bilhões de shekels (cerca de R$ 7 bilhões) fruto de parceria público-privada (PPP). Yoav Lerman, especialista em planejamento urbano, considera que os benefícios são reduzidos.
“Uma linha de veículo leve sobre trilhos (VLT) custa o mesmo valor, transporta milhares de pessoas por dia e muda as regiões de seu entorno; as vias de trânsito rápido atendem a 11 mil veículos. Trata-se de um serviço ‘premium’ para usuários de carro”, argumenta.
O projeto inclui também a construção de grandes estacionamentos para milhares de veículos em cada um dos destinos. O estacionamento em Rishon Lezion está previsto para 3.500 veículos. O de Shefayim, para 7 mil. O governo acredita que os motoristas vão deixar os carros nos estacionamentos e a partir daí seguir de transporte público a Tel Aviv, reduzido o tráfego na cidade.