NBB fecha com plataforma de Israel e terá inteligência artificial

A Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o NBB, anunciou uma parceria com a WSC Sports, plataforma de produção e distribuição de vídeos orientada por inteligência artificial, para que sejam produzidos os melhores momentos (highlights) dos jogos da competição.

Com a plataforma, o NBB conseguirá criar vídeos em tempo real de forma automática. Cada um deles poderá, na sequência, ser facilmente compartilhado nos principais canais de mídias sociais da entidade, aumentando, assim, o envolvimento com os fãs de basquete em todo o território nacional.

A ferramenta avalia as jogadas das transmissões ao vivo, identificando som ambiente de torcida, narração, estatísticas e intensidade da jogada, criando assim os vídeos personalizados que ficam prontos imediatamente para serem publicados. Para se ter uma ideia, o novo sistema reduzirá para alguns minutos um trabalho que levava 10 horas para ser feito pela equipe de mídia do NBB.

“A parceria com a WSC Sports chega em um momento crucial e estratégico, enquanto celebramos a primeira temporada com 100% dos jogos transmitidos. A plataforma também nos permite aumentar a capacidade de produção de conteúdo de vídeo em nossas próprias mídias digitais, além de nos dar a possibilidade de distribuir os melhores momentos do NBB para os times, atletas e parceiros de mídia. Agora temos todos os lances possíveis do campeonato captados e podendo ser compartilhados com os fãs em diferentes momentos”, celebrou Guilherme Buso, diretor de comunicação do NBB.

O acordo marca a entrada da empresa israelense no mercado brasileiro e amplia o uso da inteligência artificial como solução no esporte, já que a Federação Paulista de Futebol (FPF) utilizou uma solução nacional para produzir os highlights dos jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior este mês.

“Os mercados esportivos sul-americanos, particularmente do Brasil, são incrivelmente emocionantes e exibem o mais alto nível do esporte. Estamos felizes por essa oportunidade de trabalhar com o NBB para ajudá-los a maximizar o uso do conteúdo e, desta forma, aumentar sua base de fãs e criar maneiras inovadoras de consumir o esporte”, afirmou Amir Gelman, diretor de desenvolvimento de negócios da WSC Sports para as Américas.

Com a parceria assinada, o NBB se torna o primeiro parceiro da WSC na América do Sul. Atualmente, a empresa trabalha com ligas e organizações como NBA, WarnerMedia, PGA Tour, FIBA, NCAA e WSL, entre outras.

Fonte: Máquina do Esporte