Multinacional brasileira, controlada por capitais israelenses, investirá mais de R$ 1 bilhão no Ceará

São estimadas 3.000 vagas de emprego diretas e indiretas para a construção da refinaria de petróleo do Pecém, no Ceará. O projeto também é dimensionado, recheado de tecnologia

Boas notícias para o Ceará: a multinacional Noxis Energy, controlada por capitais israelenses, assinou um pré-contrato com a Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIpp S/A) para a construção de uma refinaria de petróleo que terá, inicialmente, capacidade para produzir 100 mil barris diários.

Com investimentos de U$D 600 milhões, a Noxis Energy pretende também construir uma unidade de refino semelhante em Sergipe, onde a unidade vai ser responsável pelo refino do insumo para produzir combustível “marine fuel”, óleo destinado ao abastecimento de navios de grande porte, produzido pela destilação a vácuo, com posterior diluição.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Govero do Ceará, Maia Júnior, disse ao portal A Coluna que a Noris deve tratar de desenvolver os projetos de engenharia e de construção, para o que deverá celebrar contratos com as empreiteiras que escolher.

“Essa refinaria será muito importante para o Ceará e principalmente para o Complexo do Pecém”.

O projeto também é dimensionado, recheado de tecnologia. Diferente das refinarias da Petrobras, vai empregar “apenas” 150 pessoas. Na fase de construção, são estimados 3.000 empregos diretos e indiretos.

A nova empresa a administrar o ativo é a Noxis Pecém. Ela é 50% israelense e 50% da Noxis Energy. Os sócios internacionais possuem produção na Guiana.

Photo by Mike van Schoonderwalt from Pexels

Fonte:Click Petróleo e Gás