Mulheres e Negócios no foco da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria

Jayme Blay, Denise Damiani, Bety Tichauer, Adriana Finzi, Luiza Helena Trajano,Dra. Rachel Preto e Sergio Herz
Jayme Blay, Denise Damiani, Bety Tichauer, Adriana Finzi, Luiza Helena Trajano,Dra. Rachel Preto e Sergio Herz

Luiza Helena Trajano, empresaria que comanda a rede de lojas Magazine Luiza, Dra. Raquel Preto, advogada tributarista e empresarial   Denise Damiani, executiva na área de business e tecnologia e Bety Tichauer, executiva de marketing, participaram do evento Mulheres e Negócios – Tendências”, organizado pela Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, no dia 19 de setembro, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura no Conjunto Nacional. 

O evento teve início com uma homenagem a empreendedora Eva Herz fundadora da Livraria Cultura, com a entrega de uma placa a seu neto Sergio, e teve como proposta ampliar o debate sobre questões relativas a diversidade de gênero e à valorização da mulher no ambiente corporativo, com a presença de quatro admiráveis profissionais que compartilharam suas experiências pessoais e debateram a participação das mulheres na sociedade na política e no ambiente corporativo.

Por 17 anos Denise Damiani foi sócia e executiva das consultorias internacionais Accenture e Bain&Co, e Vice Presidente  de Estratégia do Itaú Tecnologia. Sempre engajada na temática feminina no universo corporativo,  ela deu detalhes de quando  passou a se envolver estrategicamente para diminuir o “abismo” de gêneros na Accenture, até se tornar parte do BoardGlobal, como Chief Diversity Officer. Autora do livro “Ganhar, Gastar, Investir – O livro do Dinheiro para Mulheres”, desenvolveu uma metodologia para ajudar as mulheres a cuidarem de suas carreiras, negócios e finanças, ao mesmo tempo que as possibilita ter uma vida plena e feliz.   “Muitas mulheres se conformam em ganhar menos do que os homens, porque não têm dinheiro guardado e ficam com medo de se arriscar. As mulheres precisam lutar para ganharem mais, gastarem menos e aprenderem a guardar e investir o seu dinheiro”, destacou.

Formada em Administração pela FGV, com especialização em Marketing pela Universidade de Berkeley, na Califórnia,  Bety Tichauer optou por trocar 15 anos de experiência na área de marketing, onde foi reconhecida com prêmios internacionais, pelo trabalho na ONG Junior Achievement Brasil, que atua para levar a educação empreendedora a jovens que ainda estão na escola.  “Cheguei em um determinado momento onde não queria mais que a empresa controlasse a minha vida e resolvi me libertar das “algemas invisíveis” e buscar um trabalho que tivesse significado. Ganho muito menos dinheiro, mas me sinto feliz e dona da minha própria vida”.

Advogada Tributarista e Empresarial, e Doutora em Direito Econômico Financeiro pela USP, a Dra. Raquel Preto é Sócia Titular Fundadora do Escritório Preto Advogados, que em 2016 completa 25 anos de fundação, e é reconhecido como um dos mais relevantes escritórios de advocacia empresariais e tributários do país. “Temos que ter igualdade de direitos, não só no ambiente corporativo, mas também no ambiente político. No Brasil, a participação feminina na política é uma das mais baixas do mundo. Enquanto não houver uma política afirmativa de cotas, como acontece nos países nórdicos, não vamos chegar lá”, frisou.

Há 25 anos à frente do grupo Magazine Luiza, a história de Luiza Helena Trajano é um exemplo para todos os empreendedores que buscam sucesso em seus respectivos seguimentos. Formada em Direito e Administração de Empresas, desde jovem já demonstrava ser uma profissional competente. Segundo ela, o segredo do sucesso do Magazine Luiza, eleito por diversos anos a melhor empresa para se trabalhar, está em enxergar a empresa como um organismo vivo, onde o ambiente de trabalho deve ser leve e agradável e cada um tem que ser visto como uma pessoa de valor, onde uns se importam com os outros. “A gestão feminina nos negócios agrega intuição, sensibilidade e educação. A diversidade hoje é uma necessidade e é chegado o momento para uma mudança de paradigmas”, finalizou Luiza.

 “Temos uma equipe 100% feminina na Câmara Brasil-Israel, o que mostra o reconhecimento pela diversidade e capacidade das mulheres.  O debate de hoje foi extremamente agregador e precisamos acelerar a participação feminina nos cargos mais elevados das empresas. Debates como o de hoje, passam a partir de agora a fazer parte da Agenda de nossa entidade”, reiterou o presidente da Câmara, Jayme Blay.