A Mobileye, empresa de carros autônomos da Intel, assinou contrato para fornecer solução de direção autônoma para 8 milhões de carros de uma montadora europeia, cujo nome ainda não foi divulgado. As informações foram anunciadas por um representante da empresa israelense.
O acordo para os sistemas avançados de direção assistida começará em 2021, quando o chip EyeQ5 da Intel, que é desenhado para direção completamente autônoma, for lançado. O modelo será uma nova versão do EyeQ4, que será implementado nas próximas semanas, disse Erez Dagan, vice-presidente sênior para desenvolvimento avançado e estratégia da Mobileye.
A Mobileye, comprada pela Intel no ano passado por US$ 15,3 bilhões, diz que cerca de 27 milhões de carros de 25 montadoras usam algum tipo de sistema de direção assistida e que a Mobileye tem uma participação de mercado de mais de 70%.
O novo contrato é um dos maiores assinados até agora pela Mobileye e é visto como um sinal sobre como montadoras e fornecedores estão acelerando a introdução de características que automatizam determinadas tarefas: como direção em estrada e freios de emergência.
“Até o fim de 2019, nós esperamos mais de 100 mil carros nível 3 com o Mobileye instalado”, disse o presidente-executivo da Mobileye, Amnon Shashua.
O futuro sistema estará disponível para uma variedade de modelos de carros que terão automação parcial, na qual o veículo é dirigido automaticamente, mas o motorista precisa ficar alerta.
Mercado. A empresa está trabalhando com diversas montadoras, tais como General Motors —para seu sistema Super Cruise—, Nissan, Audi, BMW, Honda, Fiat Chrysler e a chinesa Nio, para fornecer suas tecnologias nível 3 até o próximo ano.
Com sede em Jerusalém, a Mobileye também está testando uma tecnologia mais avançada, nível 4, em sedãs híbridos Ford Fusion, que usa 12 pequenas câmeras e quatro chips EyeQ4. Em um teste presenciado por repórteres da agência de notícias Reuters, esses carros foram capazes de transitarem por ruas de Jerusalém ao meio do dia sem interferência de motorista.
A Intel e a Mobileye estão competindo com uma série de outros produtores de chips e de sistemas de visão de máquina, incluindo a Nvidia, para fornecer os cérebros e os olhos de carros autônomos.