Ministro das Comunicações vai a Israel para conhecer experiências em cibersegurança e 5G

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Artur Coimbra, foram a Israel conhecer a experiência do país em inovação, tecnologia e segurança cibernética. A comitiva brasileira, que conta ainda com Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), foi acompanhada pelo embaixador do Brasil em Israel, Gerson Menandro Garcia de Freitas.

As primeiras agendas foram cumpridas nesta segunda, 7, com o ministro das Comunicações de Israel, Yoaz Hendel. Na ocasião, Fabio Faria destacou a implantação do 5G no Brasil e outros programas que levam conectividade aos brasileiros, como o Wi-Fi Brasil. Na ocasião, Faria alegou que Israel seria “referência mundial” no desenvolvimento de soluções nesses segmentos e é tida como uma “nação startup”.

Durante o encontro, Brasil e Israel se propuseram a ampliar a cooperação entre os dois países, além de promover investimento conjunto em infraestrutura de telecomunicações, particularmente relacionada ao 5G. Yoaz Hendel disse que os respectivos governo compartilham visões e valores. Destacou também o empenho para a criação de “cidades inteligentes”, que integram o uso da tecnologia de “Internet das Coisas” (IoT).

Implantação do 5G em Israel

A segunda agenda foi com a Autoridade de Inovação de Israel, no Parque Tecnológico de Jerusalém. A missão técnica encontrou com o presidente da agência, Amiram Appelbaum, que expôs sobre a implantação do 5G no país – o primeiro leilão foi realizado em 2020.

O ministro Fábio Faria enfatizou que Israel investe 4,7% do PIB em inovação, e que o Brasil poderia se inspirar no país para alavancar o desenvolvimento tecnológico. “Eles são referência mundial e queremos ser o centro de inovação da América Latina, um grande hub de inovação”, reforçou.

Foto: Ministro Fábio Faria com o ministro das Comunicações de Israel, Yoaz Hendel. Foto: Cléverson Oliveira/MCom)

Por Marcos Urupá / Teletime