Israel cria unidade móvel para testes de coronavírus sem risco de contaminação

Foi criada em Israel uma unidade móvel para fazer testes do coronavírus que evita o risco de contaminação e a necessidade de profissionais de saúde usarem todos os equipamentos de proteção indispensáveis nos hospitais. A estrutura é uma espécie de quiosque que tem luvas acopladas e um sistema de pressão negativa. Até então, todos os exames da Covid-19 era feitos na modalidade “drive thru” ou em unidades de saúde.

Alguns modelos foram projetados e fabricados pela empresa I.M. Segev Industries em colaboração com engenheiros e médicos da Maccabi Health Services, uma das quatro organizações nacionais israelenses de saúde. Outros foram feitos pela Divisão de Tecnologia e Logística da Força de Defesa de Israel (IDF).

Com a proteção das luvas do equipamento, o profissional de saúde coleta uma amostra oral do paciente e logo depois pode desinfetar rapidamente a estrutura e já se preparar para um próximo teste. A ventilação da estrutura permite que o ar flua para o epaço isolado, mas não escape dele.

– Ficaríamos felizes em compartilhar nosso conceito com qualquer organização de saúde em todo o mundo, a fim de apoiar nossa missão compartilhada de combater a Covid-19 – disse Ran Sa’ar, CEO da Maccabi, ao portal Israel 21.

Miri Fenigson, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da I.M. Segev, disse que o telefone da empresa não para de tocar devido ao interesse internacional nas cabines de teste sem contato, o que foi esimuldado por reportagens publicadas sobre o assunto em países como França, Itália, Alemanha, Reino Unido, EUA e China. O Ministério da Defesa de Israel também está interessado em produzir unidades em larga escala.

Fenigson também revelou que a empresa já planeja um uso novo para os quiosques sem contato: as “cabines de abraço”. A iniciativa ainda está em fase de desenvolvimento e conta com a parceria de uma organização nacional que representa 300 instituições de assistência a idosos. As cabines terão a mesma segurança que os modelos para testes e visam aliviar a solidão de idosos que não podem ter contato físico com seus familiares.