Equipe técnica de Israel visita a Cagece

Como parte das ações do convênio firmado pela Cagece com a empresa nacional israelense de água, a Mekorot (Israel National Water Co.), uma equipe técnica da Mekorot está visitando unidades da Companhia nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18). O objetivo é conhecer a realidade cearense com a finalidade de construir um plano específico de reuso e elaborar um plano adequado de trabalho.

Hoje, além da Cagece, a visita reuniu representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrária (SDA). Amanhã, dia 18, a programação prevê visitas às Estações de Tratamento de Esgoto de Russas, Maranguape e Fortaleza.

O Convênio com a Mekorot foi assinado em outubro último e contempla a troca de experiências em saneamento, especialmente na área de reuso de águas. A meta é conseguir colocar em prática tecnologias de reuso já comprovadamente eficazes em Israel. Lá 75% do esgoto produzido é reciclado.

A média de chuvas em Israel situa-se em torno de 500 mm por ano, o que está abaixo ainda da realidade cearense que fica em torno de 800 mm por ano, em média. Segundo Diego Berger, da Mekorot, a ideia básica que norteia a gestão dos recursos hídricos em Israel é a transferência de água, tendo em vista que há desigualdade na distribuição do recurso pelo território do país.

A política principal no setor é diversificar os recursos hídricos e aumentar a eficiência do setor. Como estratégias para se chegar a esses objetivos, busca-se a recarga artificial dos aquíferos, o reuso de águas de esgoto, a execução de perfuração profunda (até 1.570 metros de profundidade), a dessalinização, a utilização de tecnologias novas para administrar o sistema e a redução do consumo (educação).