Empresa israelense promete tornar taxas do Ethereum cem vezes mais baratas

Não olhe agora, mas há sinais de que os problemas com as altas taxas de gas do Ethereum podem estar diminuindo.

Há tempos, essas altas taxas são um motivo de frustração para usuários do Ethereum, mas uma série das chamadas inovações de segunda camada começaram a oferecer uma solução – a mais nova está na forma da StarkNet que, agora, está integrada ao kit de desenvolvimento da gigante empresa de infraestrutura Alchemy.

A ideia de soluções de segunda camada (ou “roll-ups”, em inglês) é processar grandes grupos de transações longe da blockchain principal do Ethereum e, em seguida, periodicamente registrar as atividades no Ethereum.

A ideia é produzir altos volumes de transação a um custo muito menor enquanto cria os mesmos registros imutáveis que o Ethereum.

StarkNet foi criado por uma empresa israelense chamada StarkWare, que arrecadou US$ 173 milhões em financiamento.

StarkNet não é a primeira a implementar sua solução de segunda camada. Outras opções de roll-ups incluem Polygon, Optimism e Arbitrum, que ganharam força nos últimos anos.

Mas StarkNet está chamando a atenção porque depende de uma forma de criptografia conhecida como provas de conhecimento zero (ou ZK).

ZKs evolve mostrar que algo é verdade sem mostrar outras informações privadas – é como mostrar sua carteira de habilitação para comprovar que você é maior de 18 anos, mas sem revelar seu nome ou endereço.

Em termos de roll-ups, computações baseadas em ZKs são bem mais rápidas do que uma tecnologia adversária conhecida como “optimistic rollups”, que podem levar até uma semana para serem processadas.

Na camada principal do Ethereum

StarkNet descreve suas taxas de gas como “100x mais baratas” do que transações feitas na camada principal do Ethereum.

“Estamos nos movendo em direção à visão de Vitalik de transações que custam cinco centavos”, disse Mike Garland, gestor de produtos da Alchemy, referindo-se ao fundador do Ethereum, Vitalik Buterin.

A integração da StarkNet pela Alchemy é significativa porque a empresa fornece suporte nos bastidores para uma vasta área de Web 3, com clientes que variam de bancos a corretoras.

Agora, clientes da Alchemy terão uma opção para desenvolver serviços usando as ferramentas de baixo custo da StarkNet – uma evolução que Garland sugere que poderá turbinar o desenvolvimento de aplicações na Web 3.

“O uso de Validity e ZK-rollups pela StarkNet efetivamente soluciona problemas principais da Web 3. Validity rollups aumentam a escalabilidade ao unir transações juntas fora da blockchain e, em seguida, as verifica na blockchain com apenas uma fração do custo”, afirmou Alchemy.

A Alchemy não é a única grande participante cripto a implementar StarkNet – Immutable, uma startup de jogos em NFT que acabou de arrecadar US$ 200 milhões, está contando com a StarkNet para tornar acessíveis suas operações de volumas transações.

É cedo para dizer se a StarkNet – ou as outras competidoras de segunda camada – irão resgatar usuários no Ethereum de altíssimas taxas de transação de uma vez por todas, mas a tecnologia claramente parece estar indo nessa direção.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Fonte: Portal do Bitcoin

Photo by Bram van Oosterhout from Pexels