Empresa israelense lança bateria solar “eterna”

A companhia israelense Sol-Chip desenvolveu um tipo de bateria solar que pode acabar com o problema de troca de baterias em dispositivos móveis e remotos. De acordo com a empresa, o produto se alimenta de luz solar e não perde a carga, podendo ser aproveitado “infinitamente”.

Isso poderia resolver o problema ambiental que envolve o descarte de baterias. Segundo o site governamental Coleta Seletiva Solidária, pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto e relógios, entre outros aparelhos, contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos, deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas de saúde como danos para os rins, fígado e pulmões.

Segundo aponta o Green Prophet, Shani Keysar, fundadora e CEO da Sol-Chip, passou 15 anos trabalhando na indústria de semicondutores e, durante esse tempo, passou a entender a enorme necessidade de uma bateria com fonte de energia infinita para eliminar gastos e degradação ambiental. Atualmente, o aparelho possui 8,4 volts de saída, que podem ser utilizados em dispositivos como sensores em aplicações de pecuária e agricultura.

A Sol-Chip já está trabalhando com uma outra empresa israelense especializada em irrigação por gotejamento, a Netafim, para a implantação das baterias solares em sua tecnologia. Inicialmente, porém, o foco para esse novo produto é a Europa e a América do Norte.

(Fonte/ Consumidor Moderno Consciente e Instituto Carbono Brasil)