Empresa Israelense Gilat e Tim Brasil em parceria para a cobertura 4G nas áreas rurais do Brasil

A empresa israelense Gilat Satellite Networks, líder mundial em satélites, tecnologia de rede, soluções e serviços e a operadora móvel TIM Brasil, líder em cobertura 4G no país anunciaram uma parceria, em que a solução de backhaul de satélite da Gilat viabilizará serviços 4G em áreas não atendidas, como rodovias e pequenas cidades, bem como para o mercado chamado “internet das coisas”(IoT), voltado para o agronegócio.

Melhorias

Essa cobertura 4G trará melhorias na qualidade de vida da população dessas regiões, permitindo o acesso à conectividade móvel 4G pela primeira vez. Inicialmente, a Gilat fornecerá 1.000 VSATs (Very Small Aperture Terminals) para complementar o programa de cobertura de celular da TIM, conhecido como “4G TIM no Campo”.

A parceria com a Gilat permitirá à TIM Brasil utilizar o projeto ‘4G TIM no Campo’ para ampliar sua cobertura 4G do litoral para o interior país, em benefício do mercado de IoT do agronegócio”, disse Marco Di Costanzo, Diretor de Engenharia da TIM Brasil.

A solução de backhaul de satélite da Gilat permitirá a expansão da rede 4G para conectividade de máquinas e operadores, para controle em tempo real e monitoramento de colheitadeiras e tratores agrícolas. Desta forma, melhorará o gerenciamento de culturas e trará maior velocidade, eficiência e produtividade no fluxo de produção. Consequentemente, haverá um avanço no desenvolvimento econômico da região.

A seleção da Gilat pela TIM Brasil confirma nossa visão, de que o backhaul de celular LTE via satélite oferece conectividade de banda larga acessível e de alta qualidade, solidificando a liderança de backhauling LTE da Gilat e demonstrando superioridade tecnológica no suporte de cada vez mais aplicativos, como rodovias e o mercado de IoT em rápido crescimento”, disse Tobias Dezordi, vice-presidente regional para América Latina da Gilat.

Gilat

A Gilat Satellite Networks Ltd. é uma provedora global líder de comunicações de banda larga baseadas em satélite. Há 30 anos, projeta e fabrica equipamentos de ponta para o segmento terrestre e fornece soluções abrangentes e serviços de ponta a ponta, impulsionados por sua tecnologia inovadora.

As soluções abrangentes da Gilat suportam múltiplas aplicações com um portfólio completo de produtos para atender a aplicações essenciais, incluindo acesso em banda larga, backhaul de celular, corporativo, conectividade a bordo, marítimo, trens, defesa e segurança pública.

Novos projetos

Além do projeto “4G TIM no Campo”, já fornecendo conectividade aos principais parceiros agrícolas e produtores, a TIM Brasil está planejando uma cobertura nacional completa para expandir seus serviços 4G para o interior. E dessa maneira, aumentará a produtividade do mercado da indústria agrícola no Brasil rural. O projeto permite a comunicação entre o campo e os escritórios, abordando um dos principais desafios do mercado agroindustrial. O projeto fornece conectividade robusta em tempo real, automação e, finalmente, entrega de produtos mais rapidamente e para os mercados certos.

Com informações de www.gilat.com