Câmara Brasil-Israel realiza almoço com Josué Gomes da Silva

Ramiro Becker, Jayme Blay e Renato Ochman recebem Josué Gomes da Silva
Ramiro Becker, Jayme Blay e Renato Ochman recebem Josué Gomes da Silva

A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, realizou nesta terça-feira, 22 de maio, seu tradicional almoço de CEOs das empresas israelenses, que teve como convidado especial o empresário Josué Gomes da Silva, para um bate-papo sobre o cenário econômico e político brasileiro, no Restaurante Loop.

Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar, morto em 2011, é presidente da Coteminas, uma das maiores empresas do setor têxtil do país, e vem seguindo os passos de seu pai de se dedicar também à política.

O empresário destacou sua trajetória familiar e nos negócios, relatando como desde cedo foi incentivado por seu pai, o 11º filho de uma família de 15 irmãos, que saiu de casa com 14 anos para trabalhar como vendedor e aos 18 anos emprestou dinheiro para ter seu próprio negócio. Apesar do pouco estudo, José Alencar se tornou um dos maiores empresários brasileiros e um ator político de primeira grandeza.

“Aos sete anos de idade aprendi contabilidade com meu pai. Todos os anos passava as férias escolares na fábrica e como sempre fui baixinho, me destacava como um dos melhores emendadores de fios, pois tinha a altura ideal”.

Gomes da Silva cursou simultaneamente engenharia e direito, fez mestrado em administração nos Estados Unidos, para em seguida assumir a área administrativo-financeira da Coteminas e iniciar as transformações do mundo analógico para o digital. Hoje, além das Minas Gerais, a empresa mantém filiações na Paraíba, Natal e Santa Catarina, além de unidades na Argentina.

Questionado sobre seu papel na política e nas eleições de 2018 destacou: “sou um empresário e um cidadão preocupado com o Brasil. Sempre participei de entidades de classe e me preocupo com a ineficiência do setor público, com a insegurança e a falta de emprego. Pesquisas mostram que mais de 50% da população brasileira não quer votar para presidente. Acho que precisamos de uma mudança geracional na política brasileira e de fortalecer o Centro. Os empresários tem muito a contribuir com a política”, destacou.

Ao final do encontro, Josué também agradeceu pela oportunidade de participar de um evento da Câmara Brasil- Israel e frisou: “O Brasil precisa aprender com Israel, a nação das start ups. Visitei o país várias vezes e me surpreendi com a capacidade empreendedora desse povo que através da educação, disciplina e dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento criou um polo de inovação tão grande quanto o Vale do Silício”.