Bateria que recarrega 160 km de alcance em 5 minutos

A aguardada ‘super bateria’ para veículos elétricos desenvolvida pela StoreDot comprovou sua eficácia durante um teste realizado nos últimos dias. A empresa israelense divulgou um vídeo que mostra as células sendo recarregadas e recuperando o equivalente a 161 km de autonomia em apenas 5 minutos. 

As baterias chamadas XFC são ricas em silício e serão colocadas no mercado em três etapas e com três níveis de capacidade de carregamento ultrarrápido: a primeira é a 100in5, o modelo desta demonstração em vídeo que chegará ao mercado em 2024 que será seguida pela 100in3 e depois pela 100in2, esta última prevista para estrear em 2032.

Para mostrar a capacidade de carregamento das células, a StoreDot aproveitou o EcoMotion Week 2022, um evento realizado em Israel que reuniu cerca de 600 startups que atuam na área de mobilidade inteligente e grandes montadoras, contando com a presença de empresas como a General Motors, Volvo, Ford e Hyundai.

“Testar com sucesso a tecnologia de bateria de carregamento extremamente rápida da StoreDot diante de uma audiência ao vivo demonstra a total confiança que temos em nosso roteiro para proporcionar uma mudança global na mobilidade elétrica”, disse Doron Myersdorf, CEO da StoreDot.

A nomenclatura dessas três gerações de células (100in5, 100in3 e 100in2) refere-se a autonomia em milhas (100), que poderão ser recuperadas em 5, 3 e 2 minutos, respectivamente. 

A tecnologia das 3 gerações de células é desenvolvida pela StoreDot, mas elas são bastante diferentes. Enquanto a primeira é baseada no desenvolvimento de baterias XFC com predominância de silício e estreará em 2024, a segunda deve ficar pronta somente em 2028 e empregando um eletrólito semissólido, sendo que a última, que só chegará ao mercado em 2032, possui um eletrólito completamente sólido.

Na demonstração, a StoreDot utilizou um pack de células 300×100 mm produzida pela EVE Energy na China. A bateria foi carregada dentro do prazo de 10 minutos, com a célula operando a 20 Ah. O destaque foi a recuperação de 161 km de alcance em apenas 5 minutos sem aquecimento da bateria – a StoreDot informa que em nenhum momento do processo a temperatura superou os 33 graus Celsius, ficando bem abaixo da temperatura recomendada pelos engenheiros da empresa. 

“Longe do palco, nossa tecnologia transformadora continua sendo testada por grandes montadoras em condições extenuantes, garantindo nossa estratégia na busca de relegar a ansiedade de autonomia aos veículos elétricos.”

Recentemente, o Volvo Cars Tech Fund, fundo de capital de risco da montadora sueca, anunciou um investimento na StoreDot. O objetivo desta parceria é acelerar o desenvolvimento da bateria de carregamento ultrarrápido, fundamental na visão da Volvo para atingir a sua meta de se tornar 100% elétrica até 2030. 

Mas além da Volvo, há outras empresas globais colaborando com a StoreDot, como a VinFast, BP, Daimler, Ola Electric, Samsung, TDK e EVE Energy.

Fonte: InsideEVS – UOL