Especialistas orientam sobre cuidados ao adquirir uma obra de arte em live da Câmara Brasil-Israel

Patricia Wagner, Camila Yunes e Ivan Luvisoto

As especialistas e curadoras de arte Patrícia Wagner, diretora da Associação de Amigos Brasileiros do Israel Museum em Jerusalém  e Camila Yunes, fundadora da Kura, debateram sobre “O Mundo da Arte Hoje”,  em live da   Câmara Brasil-Israel (BRIL-Chamber),  realizada em 13 de agosto.

No debate conduzido por Ivan Luvisoto, diretor da Câmara Brasil-Israel 

Patrícia, que desenvolve projetos de curadoria e pesquisa na área de artes visuais e Camila, que vem de uma família de colecionadores e respira arte desde menina, deram detalhes sobre suas trajetórias, bem como suas conexões com o envolvente mundo das artes.

O papel do “art advisor”, a institucionalização dos museus, bem como a maneira de apoiar novos artistas, foram alguns dos temas abordados. Patrícia relatou sobre o trabalho que faz como diretora voluntária do Israel Museum, que segundo ela é um museu “enciclopédico”, que abrange desde  arqueologia até arte moderna e contemporânea.

Atendendo a uma pergunta do público, as especialistas também orientaram sobre os cuidados ao adquirir uma obra.  “Existe falsificação e é importante fazer um checking list ou consultar um especialista. Vale checar se a obra possui certificado de autenticidade, bem como sua procedência, ou seja,  se ela  pertencia a algum colecionador ou já esteve exposta em algum evento relevante”, aconselhou Camila.

Confira o debate: