Câmara-Brasil Israel realiza evento com Rafael Reif, presidente do MIT- Masschussetts Institute of Technology

A Câmara-Brasil Israel de Comércio e Indústria  promoveu no dia 27 de março, um almoço para um restrito grupo de empresários e líderes, que tiveram a oportunidade única de sentar à mesa com Rafael Reif,  presidente do  MIT – Masschussetts Institute of Technology, considerada uma das melhores universidades americanas e uma das  líderes mundiais em ciência, engenharia e tecnologia.
 
O evento, que aconteceu no Restaurante Parigi,  reuniu figuras importantes como  os  ex-ministros Celso Lafer e Luiz Fernando Furlan, os cônsules dos Estados Unidos e de Israel, Dennis Hankins,  Yoel Barnea e Boaz Albaranes, o  reitor da USP, Vahan Agopian,  os presidentes da  Microsoft, Mariano de Beer, e da Accenture, Roger Ingold, além de Claudio Sonder, vice-presidente executivo da Suzano Holding, Israel Vainboim, membro do Conselho do Itaú- Unibanco e Sidney Klajner e Nelson Wolosker, respectivamente vice-presidente  e diretor do Hospital Israelita Albert Einstein.
 
O presidente da Fapesp, Celso Lafer, abriu o encontro enfatizando o trabalho da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo no fomento à pesquisa e desenvolvimento  e destacou a colaboração entre a FAPESP e o MIT para o intercâmbio de pesquisadores nas áreas de saúde, biologia, ciências humanas e engenharia.
 
Em seu discurso, Rafael Reif destacou a missão do MIT que é a de desenvolver em seus alunos a sabedoria e a criatividade na busca de um mundo melhor, usando os conhecimentos para resolver os maiores desafios da humanidade. Ele também deixou claro o motivo de sua visita ao Brasil: “sinto-me extremamente honrado em estar aqui hoje e faço um agradecimento especial ao presidente da Câmara Jayme Blay. Quero escutar vocês e poder entender melhor como estão sendo tratados os desafios a longo prazo pelos quais o Brasil vem passando, para juntos   descobrirmos quais as possíveis parcerias e como o MIT pode ser parte da solução”.
 
“Hoje não podemos trabalhar sozinhos. Os desafios são globais, porém com soluções locais, por esse motivo precisamos de parceiros, colaboradores e patrocinadores. Nós sabemos como impactar o mundo com conhecimentos e avanços tecnológicos e queremos trabalhar com vocês”, complementou.
 
 
Em seus 150 anos de existência, o MIT já produziu mais de 80 prêmios Nobel, e tem igual sucesso com patentes, através de seu próprio escritório de licenciamento, que conecta seus pesquisadores  com empresas, além de professores que querem abrir suas próprias empresas e são estimulados pelo Instituto.
 
Reif também destacou  as importantes mudanças que vem acontecendo em sala de aula, muitas das quais devido a tecnologia. “Os alunos recebem o conteúdo antecipadamente com ferramentas digitais que possibilitam a  todos chegarem em sala de aula dominando a matéria,  independente do tempo que cada um leva para assimilar.  E o que é melhor, todo o conteúdo ensinado no MIT fica disponível na Web, sem nenhum custo para quem quiser acessar. 
 
Ao final da apresentação o reitor deixou sua mensagem às futuras gerações: “o futuro pertence aos jovens, e eles podem criar um futuro melhor, mas para isso precisam se dedicar”.
 
“Tivemos um evento memorável, principalmente pela profundidade dos conhecimentos e informações que o Rafael nos transmitiu, ressaltando a intenção de um mundo melhor, e  a maneira como o MIT  pensa o futuro, com foco nos problemas que afetam o mundo todo mas que são tratados de maneira conjunta. O Instituto trabalha para o bem da humanidade  e quer ajudar o Brasil”, comemorou o presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay.
 
Jayme Blay Celso Lafer Vahan Agopian Fabricio Drumond e  Luiz Fernando Furlan
Jayme Blay, Celso Lafer, Vahan Agopian, Fabricio Drumond e  Luiz Fernando Furlan
 
 
Clarice Messer Jayme Blay Julio Sampaio cônsul Dennis Hankins e Paulo Feldman
Clarice Messer, Jayme Blay, Julio Sampaio, Dennis Hankins e Paulo Feldman
 
 
Jayme Blay Vahan Agopian Rafael Reif Abrahm Goldstein e Paulo Feldman
Jayme Blay, Vahan Agopian, Rafael Reif, Abrahm Goldstein e Paulo Feldman
 
Alberto Blay Clarice Messer Jayme Blay Vahan Agopian e Fabricio Drumond
Alberto Blay, Clarice Messer, Jayme Blay, Vahan Agopian e Fabricio Drumond
 
 
Roger Ingold Luiz Fernando Furlan Celso Lafer e Israel Vainboim
Roger Ingold, Luiz Fernando Furlan, Celso Lafer e Israel Vainboim
 
 
Jayme Blay e o reitor da USP Vahan Agopian
Jayme Blay e o reitor da USP Vahan Agopian
 
Cônsuk Yoel Barnea Rafael Reif Renato Ochman e Jayme Blay
Cônsul Yoel Barnea, Rafael Reif, Renato Ochman e Jayme Blay
 
 
Rafael Reif fala durante o almoço
Rafael Reif fala durante o almoço