Visita do Embaixador de Israel a Minas Gerais incentiva formação de parcerias comerciais no estado

Com o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, atrás somente dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, Minas Gerais vêm ano a ano posicionando-se como importante parceiro comercial de Israel. O estado mineiro exporta cerca de 90 produtos à Israel anualmente, de carne, café e aço até micro controladores eletrônicos.

fernando

Esq. para Dir.: Embaixador Reda Mansour, Governador Fernando Pimentel e Cônsul Daniel Kolbar

Com o intuito de ampliar as relações e parcerias no estado, o embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, visitou Belo Horizonte de 26 a 30 de novembro, quando se encontrou com o governador eleito Fernando Pimentel e com o prefeito da capital mineira, Márcio Lacerda.

Mansour foi o primeiro e único diplomata a ser recebido neste ano, após as eleições, por Fernando Pimentel. No encontro, o embaixador e o governador falaram sobre futuras parcerias entre Israel e o estado brasileiro. O Cônsul para Assuntos Econômicos israelense, Daniel Kolbar, o Cônsul Honorário de Israel em Minas Gerais, Silvio Musman e o Presidente da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, Salvador Ohana também participaram da reunião e dos demais encontros da agenda do embaixador.

fiemg

Reunião com o Presidente da FIEMG, Sr. Olavo Machado

O diplomata também esteve na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), onde foi recebido pelo presidente da entidade, Olavo Machado Junior, e afirmou estar disposto a buscar parcerias entre empresas mineiras e israelenses, com destaque para as áreas de semicondutores, agrotecnologia, saúde e recursos hídricos.

Para Mansour, as economias mineiras e de Israel são complementares. “Podemos compartilhar investimentos e tecnologia”, afirmou. De acordo com o presidente da FIEMG, as empresas de Israel podem ter grandes parceiros na indústria mineira. “Conhecemos o mercado brasileiro e os israelenses possuem tecnologia e experiência em diferentes setores”, pontuou.

extra

Esq. para dir.: Samuel Flam, Reginaldo Teófanes, Daniel Kolbar e Silvio Musman

Na quinta-feira, 27 de novembro, a Missão Econômica de Israel realizou o seminário “Cooperação Brasil-Israel no Setor de Saúde”, em parceria com a FIEMG e a Associação do Hospitais de Minas Gerais, que sediou o evento.

A agenda do embaixador contou ainda com visita à Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais – FAPEMIG, na qual se encontrou com Evaldo Ferreira Vilela, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da agência.